Quer voltar a estudar?

Independentemente dos motivos que o levaram a não concluir o secundário, universidade ou outros, talvez se depare em alguma fase da sua vida com a necessidade de terminar os estudos.

Adquirir conhecimentos é importante em qualquer fase da vida, por isso não pense que já não tem idade ou que tem uma vida muito ocupada. Não pense também que, lá por o ensino estar diferente ou por metodologias distintas ou pelos avanços da tecnologia, que não estará apto a concretizar e finalizar ao que se propõe. Terá de adquirir certas competências, é certo, mas com motivação e força de vontade será bem sucedido. Deixamos aqui algumas diretrizes importantes sobre o assunto.

Motivação
Esta é a caraterística chave que o deve acompanhar durante todo o percurso. Se decidiu voltar a estudar o primeiro passo está dado, sendo que deverá olhar para o seu futuro e ter consciência do quão promissor pode ser com as competências acrescidas. Isto dar-lhe-á o ânimo necessário neste percurso.

Objetivo
Para quase tudo na vida é importante delinear e definir para onde se quer ir. Não caia no erro de se comparar aos outros pois cada um tem as suas próprias habilitações e competências. Defina o que quer e siga esse caminho!

Organização
O não ter tempo é uma desculpa usual para muita coisa, mas deve ponderar e responder a si mesmo se quer voltar ou não a estudar. Claro está que a altura de início deve ser adequada ao seu estilo de vida, mas o ter tempo é uma questão de escolha e prioridades. Altere as suas rotinas conscientemente e corte as supérfluas. Ainda na senda, é fundamental que se prepare financeiramente e planeie bem o seu percurso para não sofrer dissabores e ter de desistir.

Comentários