Os benefícios de ter um diário

Escrever aquilo que sente num pequeno caderno, não é só para os mais jovens. Conheça por isso, algumas razões e benefícios para manter um diário.

Geralmente um diário é algo que surge na nossa vida durante a pré-adolescência, mas que rapidamente abandonamos. No entanto é algo que devíamos manter, especialmente durante a vida adulta e sabe porquê? O simples ato de passarmos para um papel aquilo que nos “vai na alma” pode ser bastante benéfico, não só a nível psicológico e espiritual, como também para a nossa saúde.

- Escrever é uma excelente maneira de processarmos certos acontecimentos e sentimentos, ao mesmo tempo que nos dá uma nova perspetiva de determinados aspetos da nossa vida. De certo modo, é uma forma de refletirmos sobre o passado, o presente e o futuro e também, uma maneira excelente de organizarmos a nossa cabeça.

- Com o tempo, escrever num diário acaba por se tornar uma rotina e uma forma produtiva de passar algum tempo que, caso contrário, seria gasto em atividades menos benéficas e estimulantes.

- Ao escrever está, inevitavelmente, a melhorar a sua escrita. No entanto pode sempre soltar a sua criatividade, uma vez que nada obriga a cingir-se apenas palavras. Experimente desenhar, pintar, colar, etc.

- Se tem medo de um dia mais tarde se esquecer de alguns momentos marcantes da sua vida, então saiba que um diário é ideal para documentar inúmeros acontecimentos. Guarde-o para reler e relembrar mais tarde.

- Tudo isto tem vantagens reais na sua saúde. Está provado que ao escrever as suas emoções, está a ativar uma parte do seu cérebro, o córtex pré-frontal ventrofrontal direito, que reduz aquela sensação de “nó na garganta” causada por sentimentos e pensamentos negativos. Por outro lado, alguns estudos demonstram que quem escreve num diário é mais saudável, nomeadamente no que diz respeito à tensão arterial, aos hábitos de sonos, à capacidade de concentração e memória.

Só aspetos positivos para que mantenha o diário presente na sua vida.

artigo do parceiro:

Comentários