Felicidade

Onde e como é que a obtemos?
De acordo, com aquilo que sempre ouvimos, desde a infância e ao longo da vida, reforçado pela nossa cultura, para sermos pessoas bem-sucedidas, por vezes oposto a sermos felizes, precisamos de ter poder económico e estatuto (poder). A crise atual, vem-nos revelar que afinal a realidade, sobre aquilo que sempre ouvimos, sobre ser bem-sucedido, e que teimosamente, queremos manter, não é realista. Vivemos um sentimento generalizado de desilusão e frustração.

Ao longo da minha experiencia profissional, desde 1993, conheci varias pessoas, que segundo os padrões instituídos pela família e pela sociedade, teriam todos os requisitos para serem felizes (família, dinheiro, estatuto, sucesso, poder), todavia, eles próprios afirmam, ao contrário daquilo que foram educados e “programados”, não serem felizes. Pelo contrário, sentem-se dececionados porque possuem “tudo”, mas na realidade, sentem uma sensação de vazio emocional de frustração e desilusão.

O que realmente dá satisfação às pessoas, não é enriquecerem ou viverem de acordo com aparências (modas) e estatutos (poder), mas sentirem-se genuinamente contentes com a vida que levam. Como a felicidade depende da faculdade de controlar o que fazemos, a cada momento, cada um de nós tem de alcança-la com base no seu próprio esforço e criatividade. A felicidade não se procura em lugares misteriosos e/ou místicos, em coisas materiais e ou corpos “perfeitos”, em príncipes e/ou princesas encantadas, mas na atitude proactiva, na capacidade de reinventar e gerar novas sinergias perante a adversidade, isto é, precisamos de exercer influencia sobre as forças que interferem com o nosso bem-estar; criar novas necessidades e novos desejos em relação aquilo que realmente somos e aquilo que queremos construir (o nosso legado na arte de bem-viver).

Questão para refletir de uma forma construtiva: O que é que você gostaria de fazer antes de morrer?

Votos de uma semana repleta de serenidade, coragem e sabedoria.

João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor
http://recuperarequeestaadar.blogspot.com
http://maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com
http://www.facebook.com/joaoalexx

Comentários