Você é daquelas pessoas que considera que dormir é uma perda de tempo? Sente-se culpada por dormir? Então esta dica é dedicada exclusivamente a si.

A qualidade do sono reparador está intrinsecamente relacionada com a arte bem viver.

O sono reparador permite recarregar as energias e o bom funcionamento (biológico e psicológico) necessário para enfrentar os desafios, assim como, para saborear as vitórias do dia-a-dia.

Derivado ao ritmo alucinante, ao qual estamos sujeitos durante o período de vigília, o sono reparador acaba, em muitos casos, por ser afectado de uma forma considerável. Quando deitamos a cabeça na almofada, e queremos descansar, os pensamentos continuam a brotar em catadupa. Levamos para a cama alguns problemas e ansiedades que interferem com o sono.

Durante as consultas, quando abordo a necessidade do sono, a grande maioria das pessoas com problemas de sono, afirma: “À noite não consigo parar, tenho sempre imensas coisas para arrumar ou para trabalhar ou para estudar antes de ir para a cama.” Ou: “Estou mais ativa à noite e aproveito para fazer algumas coisas importantes.”

A noite é a altura do dia em que devemos estar atentos aos sinais do nosso corpo, em vez de prestarmos atenção aos nossos pensamentos e sentimentos.

Durante o período de vigília, o nosso corpo é sujeito aos mais diversos estímulos, tensões, exigência e, no final do dia, precisa de descanso. O descanso do corpo é à noite, a dormir.

Veja na página seguinte: Algumas dicas para um sono com qualidade

Algumas dicas para um sono com qualidade:

- Não tenha televisão ou internet no quarto.

- Durante o dia pratique atividade física.

- Durma entre 7 a 8 horas.

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas e de café no início do serão.

- Antes de ir para a cama, vá reduzindo o ritmo das atividades, a fim de relaxar o mais possível. Evite fazer arrumações e/ou limpezas exigentes após o jantar.

- Cumpra na íntegra os rituais de dormir, hábitos e rotinas relacionadas com o sono e o despertar durante a semana; por exemplo adopte horários fixos.

- Á hora de ir dormir o quarto deve permanecer sem luz, de preferência escuro.

- Em casa, em conjunto com a família, promova hábitos e rotinas que visem reforçar a necessidade do sono, em especial com os seus filhos. Por exemplo, conte histórias antes de eles adormecerem, evite que assistam a filmes violentos ou que permaneçam por longos períodos a jogar na internet durante o serão Dê o exemplo.

- Na hora de ir dormir, o quarto deve ser uma zona livre de stress. Evite abordar problemas e/ou conflitos com o seu parceiro.

- À hora de dormir e depois de estar tudo em silêncio, faça uma oração de acordo com a sua filosofia de vida. Pratique a gratidão.

Veja na página seguinte: beneficios do sono com qualidade

Alguns estudos sobre o sono revelam que:

- Estudo da Universidade de Harvard (EUA) revela que o sono reparador pode reduzir em 75% o cancro da próstata.

- Estudos da Universidade de Standford (EUA) com indivíduos que não dormiam durante 19 horas concluiram que estes indivíduos cometeram mais erros que indivíduos com 0,8 g de álcool no sangue. Outros exames ao cérebro de jovens com problemas de sono revelaram redução do metabolismo na estrutura cerebral responsável por organizar, planear e executar tarefas, assim como, a coordenação motora. Estes indicadores reforçam as dificuldades na aquisição de conhecimento, maior vulnerabilidade às alterações bruscas do humor, afeta a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

- Estudos na Universidade de Warwich (Reino Unido) revelam que as pessoas que dormem menos de 6 horas por dia apresentam 48% mais probabilidade de desenvolver problemas cardíacos.

- Segundo um estudo publicado no International Journal of Obesity, as pessoas que não possuem um sono reparador apresentam mais dificuldades para emagrecer.

- Estudo da Universidade de Carnegie Mellon (EUA) revela que a qualidade do sono influencia o sistema imunitário.

- Estudo na Universidade de Glasgow (Escócia) revela que as pessoas com problemas de sono podem estar mais vulneráveis aos problemas de relacionamento e depressão.

- Estudo da Universidade de Oregon (EUA) revela uma ligação entre os problemas de sono e a alteração do relógio biológico, a perda das funções motoras e a morte prematura. O relógio biológico é um mecanismo genético ajustado para as 24 horas e os ciclos regulares de luz, escuridão e sono.

- Pesquisadores da Universidade do Estado do Oregon, nos EUA, encontraram evidências de que a alteração do ritmo circadiano, também conhecido como relógio biológico, pode desencadear neurodegeneração, perda das funções motoras e morte prematura.

Cuide de si, do seu sono e estará a investir na literacia emocional e na arte de bem-viver.

João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor

http://recuperarequeestaadar.blogspot.com

http://maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com

http://www.facebook.com/joaoalexx