O coaching é pouco conhecido no nosso país como uma ferramenta de transformação interior. Ainda está a dar os seus primeiros passos no apoio individual, mas já ocupa o seu espaço nas empresas de sucesso.

Afinal, o que é o coaching?

É uma metodologia, baseada no questionamento orientado e dirigido, de forma a despertar em si os seus recursos adormecidos e a tomada de consciência das suas auto-limitações e capacidades de resposta às situações.

Aquilo que se conhece muito do coaching é a sua vertente motivacional, permitindo aumentar performances pessoais, profissionais e desportivas. Aliás, o Mourinho é um coach com duas vertentes - treina jogadores para jogarem futebol e treina as mentes dos jogadores para vencerem.

Contudo, um coach é mais do que um treinador.

Um coach não treina directamente, um coach oferece as ferramentas para um treino de classe no jogo da vida, e abre espaço para que o jogo seja jogado com mestria e excelência.

Veja na próxima página a continuação do artigo..

O melhor jogador no jogo da vida pode não ser aquele com os melhores estudos e com as melhores capacidades intelectuais. Para se ser bem sucedido num jogo é necessário equilíbrio, concentração, perícia, determinação e objectividade.

Através das sessões de coaching é possível:

- atingir o equilíbrio interior de uma forma simples e rápida, através da libertação dos obstáculos emocionais e mentais.

- desenvolver a concentração através de perguntas focadas e dirigidas.

- despertar e desenvolver a perícia, através da descoberta de recursos pessoas e novas possibilidades da sua utilização

- alcançar e manter níveis elevados de determinação, através do alinhamento interior - consciente e inconsciente - com os objectivos

- definir e clarificar os objectivos, torná-los tangíveis e passíveis de serem atingidos.

O ser humano está muito habituado a querer tudo e alcançar muito pouco. A mente humana está demasiado distraída com o passado e com os obstáculos que encontra, e necessita ser treinada a ver mais além, a quebrar as suas muletas e abrir a sua visão ao horizonte infinito, onde os golos são uma certeza e a vitória é uma constante.

Veja na próxima página a continuação do artigo..

Neste momento, tem algum projecto na gaveta?

Existe algum relacionamento que não esteja a ser desfrutado no seu melhor?

Sente realizado e feliz em todas as áreas da sua vida?

Existem mágoas no seu passado que o entristecem e baixam a sua energia?

Através da auto-descoberta, pode aceder em consciência às suas perspectivas sobre a sua vida e permitir-se mudar o que precisa ser mudado. Sem pedir autorização a ninguém. Sem precisar que ninguém mude por si.

No jogo da vida o único adversário é você mesmo!

Com o coaching, conhecemos o adversário - inconsciente e incongruências emocionais - e aprendemos a torná-lo no nosso melhor aliado para uma vitória em união e amor.

Descubra-se e maravilhe-se com o ser magnífico que há em si, à espera de despertar e VIVER!
Ângela Vieira
Life Coach DeLuxe

Ângela Vieira
Formações em Coaching (Certificação International CCF/ECIT, Coaching Avançando ECIT, Coaching Pais e Professores ECIT).
Formações em Inteligência Emocional Avançada - EFT, Sedona, Ponto Zero

www.mudancacriativa.com

Coordenação de Conteúdos:
Heloisa Miranda
email: sapozen@sapo.pt
Veja o programa SAPO Zen: zen.sapo.pt