Assumir um compromisso

O compromisso distancia-nos do ego em prol do crescimento emocional e espiritual

Segundo o dicionário da língua portuguesa, a palavra compromisso significa “Obrigação contraída entre diferentes pessoas de sujeitarem a um árbitro a decisão de uma causa. Promessa mútua. Contrato. Comprometimento. Ajuste.”

Inevitavelmente, conforme vamos crescendo, somos sujeitos a diversos e diferentes formas de compromisso, todavia, o significado é o mesmo. Compromisso com a escola, compromisso com a carreira profissional, compromisso com o trabalho, compromisso com a relação romântica, compromisso com a família, compromisso com os amigos genuínos, compromisso com valores, tradições, regras e convicções.

O compromisso na nossa cultura está associado, de uma forma transversal, à coerência e à integridade. O compromisso distancia-nos do ego (ismo) em prol do crescimento emocional e espiritual; abraçamos o desafio de abraçar pessoas, causas e valores morais universais.

Quais são as áreas da sua vida em que assume o compromisso para com determinadas pessoas, valores e convicções?

Seja zeloso e honesto nos compromissos que assume. Não existe maior desilusão quando alguém promete algo e depois não cumpre. Se verificar que não consegue cumprir os compromissos, não os assuma. Simplifique, evite ser “agradador”.

“A palavra não é apenas um som ou um símbolo escrito. A palavra é uma força; é o poder que você tem para se exprimir e comunicar, para pensar e, por meio dela, criar os acontecimentos da sua vida”. Don Miguel Ruiz é médico e um nagual (xamã ou feiticeiro) da antiga linhagem das Águias Guerreiras, e dedica-se a partilhar o seu conhecimento dos antigos índios Toltecas

Na comunicação seja íntegro. O individuo íntegro é carismático, promove a honestidade e a confiança nos relacionamentos. O individuo íntegro põe em ação as suas palavras. Como é que você se sente quando alguém que comunica consigo afirma que é honesto e de confiança mas depois, no comportamento, revela-se desonesto e falso?

Compromisso é ir mais além nas palavras; é o meio pela qual você sai da zona de conforto.

João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor 

http://recuperarequeestaadar.blogspot.com 

http://maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com 

http://www.facebook.com/joaoalexx 

Comentários