Ainda se lembra do que significa gratidão?

A gratidão não é algo que possamos assumir como garantido

De acordo com os princípios que regem a Dica da Arte Bem-Viver, desde o seu início, em  abril de 2011, até à data atual, a gratidão ocupa um lugar especial e de destaque.

A dica desta semana visa fazer a revisão e a atualização dos parâmetros associados à gratidão na sua vida. Ainda se lembra do que é que significa gratidão?

Segundo dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, significa “Reconhecimento por um benefício que se recebeu; agradecimento; qualidade de quem é grato.”

Revela-se uma tarefa complexa, traduzir em palavras aquilo que a gratidão significa. Todavia, também não pretendo fazer um estudo sobre o tema, desejo somente abordar e deixa-lo à sua reflexão. As coisas têm a importância que nós decidimos que elas tenham.

A gratidão não é algo que possamos assumir como garantido. Tal como um sentimento, constrói-se a partir da interação com as características que herdamos dos nossos pais, das contrariedades e dos estímulos que moldam o meio familiar, social e cultural em que nos desenvolvemos. A gratidão está enraizada na motivação resiliente, resultado das experiências negativas e positivas que vivemos e que nos permite absorver, resistir, adaptar e superar a adversidade. Associo a gratidão a um amortecedor diante da dor e do sofrimento, assim como um elo que promove e reforça os relacionamentos de intimidade com pessoas.

No dia-a-dia, de que forma você manifesta a gratidão? Considera que a gratidão deve partilhada a fim de ser valorizada e potenciada? Tal como acontece com um livro. Quando gostamos de um livro sugerimos a sua leitura à família e/ou amigos.

- Numa escala de 1 (baixa) a 10 (elevada) qual é o nível da sua gratidão?

Dica

Durante a próxima semana, de segunda a domingo, faça um jornal sobre a gratidão. Faça um registo diário sobre aquilo pela qual se sente grato/a. Pode iniciar o jornal diário desta forma: “Hoje senti-me grato/a por ….” No final da semana avalie o nível da sua gratidão.

De forma a reforçar os seus níveis de gratidão, seja criativo/a; crie um post it e descreva 3 coisas das quais se sente grato/a e porquê. Coloque-o num local bem visível, por exemplo, no seu computador, um alerta diário no seu telemóvel, cole um post it  na sua viatura e/ou no local de trabalho, etc.

De acordo com alguns estudos recentes, valorizar as coisas positivas influencia o estado de espírito, manifestações de gratidão promovem optimismo, saúde física/mental e o contentamento.

Faça um sério investimento na literacia emocional com especial ênfase no poder da gratidão. “Faça uma lista das coisas que o dinheiro não pode comprar e considere-se uma pessoa rica” - autor desconhecido.

Grato pela sua atenção.

João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor

http://recuperarequeestaadar.blogspot.com

http://maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com

http://www.facebook.com/joaoalexx

Comentários