A nossa mente e os padrões

Catalogamos e rotulamos segundo determinados estereótipos culturais

A nossa mente (pensamentos) funciona segundo padrões e modelos e, segundo as nossas crenças, existem dois tipos de pessoas (estereótipos): A- as pessoas boas e B - as más.

As pessoas são honestas ou são desonestas. As pessoas são verdadeiras ou são mentirosas. São bonitas ou feias. Somos vencedores ou somos falhados. Desde cedo, aprendemos que existem duas categorias (A e B), a fim de recebermos ou não o reconhecimento e ser digno de confiança; ser bonzinho ou “És mau.”.

Na natureza humana, existe um mundo a explorar entre estes dois pólos antagónicos – A. ser bom ou B. ser mau, que não se resumem a catálogos ou prognósticos precipitados.

Se conseguirmos olhar para nós mesmo, conseguimos compreender este fenómeno. Você e eu somos seres complexos e multi-talentosos, imperfeitos em constante transformação.

Quer seja consciente ou inconsciente, quando passamos demasiado tempo das nossas vidas a catalogar pessoas, sem as conhecermos e/ou sem fundamentos/factos, estamos a revelar uma parte de nós que define as nossas crenças, convicções e modelos afectivos.

Na realidade, desenvolvemos a nossa consciência à medida que adquirimos a consciência do outro. Aquilo que receamos em nós próprios é imediatamente escondido e trancado a sete chaves. Ao adoptarmos este comportamento estamos a construir barreiras e a fecharmos na concha, refugiando-nos em padrões e nos modelos A e B. disfuncionais.

A genialidade da natureza humana não evolui se nos trancarmos e escondermos uns dos outros em padrões e modelos disfuncionais – catálogos ou tendências. Você e eu somos A, B, C, D, E… e Z. Devemos evoluir contra a resistência natural da nossa letargia e explorar os vários níveis da consciência (eu verdadeiro) nos relacionamentos com as outras pessoas. As pessoas mais felizes gostam de pessoas.

Durante esta semana monitorize os pensamentos (padrão) que utiliza para rotular e catalogar as pessoas e a si próprio.

João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor

http://recuperarequeestaadar.blogspot.com

http://maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com

http://www.facebook.com/joaoalexx

Comentários