Não existe ninguém que nunca tenha mentido nos dias de hoje, mas quando se trata apenas de uma mentira esporádica não existe problema, o pior é quando estas começam a tornar-se um hábito e uma parte da vida destas pessoas.

Baixa auto-estima - Esta é uma das principais razões que levam um mentiroso a tornar-se compulsivo. O facto de se sentirem inferiores leva-os a inventar cada vez mais histórias.

Necessidade de atenção - Estas pessoas tem a necessidade de serem o centro das atenções e por isso fazem de tudo o que for possível para que a sua popularidade aumente. E aí começam a surgir cada vez mais as mentiras.

Negação - Os mentirosos compulsivos são pessoas que não conseguem enfrentar a verdade ou vivem mesmo em negação da realidade. É nesta altura que começam os jogos emocionais que fazem com que todas as atenções recaiam neles.

Transtorno - As pessoas que sofrem de Bipolaridade sofrem grandes alterações no humor, que podem ir desde o comportamento maníaco e a depressão.

Histórias - Sentem a necessidade de serem o centro das atenções, para mostrarem aos outros que são os melhores. Por isso, contam histórias de forma insistente, mas o que não se lembram é que um dia a verdade acaba por vir ao cimo.

Dependência - As pessoas que apresentam sintomas de dependência de drogas e de jogos, costumam usar estas mentiras para para contornarem os seus vícios.

Histórias repetidas - Para conseguirem iludir os outros e manter as suas mentiras adotam o plágio de outras histórias no seu comportamento. Ao contarem as mesmas histórias vezes sem conta, acabam por fazê-lo às mesmas pessoas e nem se apercebem disso. O conceito da mentira mantém-se apenas o que se altera são os locais, os personagens e também as datas.

DDA - O Défice de Atenção e Hiperatividade é bastante comum em crianças, mas os adultos também podem sofrer um temperamento mais impulsivo e por isso é normal que os sintomas do mentiroso compulsivo comecem a evidenciar-se cada vez mais.

Esconder-se - Quando estas pessoas são apanhadas na sua bolha de mentiras, vão continuar a inventar outras histórias para desculparem tudo aquilo que já fizeram, fazendo com que as culpas ou a responsabilidades dos fatos não lhes seja atribuída.