9 estratégias para rir e para encarar a vida com (mais) humor

Quando ri, as trocas respiratórias são três vezes mais intensas. Um comportamento que ajuda a eliminar as toxinas pulmonares. Este está, contudo, longe de ser o único benefício da risoterapia caseira

Laughing together

«Rir é o melhor remédio», diz uma famosa expressão popular usada em Portugal há séculos. De facto, o riso aumenta a autoestima, afugenta a depressão, alivia as insónias e ajuda a combater as doenças psicossomáticas, como confirmam vários estudos internacionais levados a cabo nas últimas décadas. Como diz o ditado popular, rir é por isso o melhor remédio. E também um dos mais acessíveis e económicos. Tome nota destas oito estratégias para encarar a vida com humor:

1. Não leve tudo tão a sério

Não se trata de se acomodar nem de ser passiva, apenas de se rir um pouco da tragicomédia que é a vida. O nervosismo e a ansiedade não a levam a lado nenhum.

2. Veja as coisas de outra perspetiva

A adversidade pode ser analisada de vários pontos de vista. Tente descobrir o lado positivo dos acontecimentos, e vai ver que não tardará em esboçar um sorriso.

3. Ponha fim às inibições

Elimine as máscaras que a impedem de ser natural e de fazer o que lhe apetece. Baixe a guarda para se mostrar tal como é e, com uma gargalhada, ponha fim às barreiras sociais.

4. Ria-se das suas limitações

É a atitude mais saudável para evoluir. Assim, não só será capaz de se conhecer melhor como se vai tornar uma pessoa mais tolerante e condescendente com os outros.

5. Provoque o riso

Experimente o jogo do sério, mentalizando-se de que não se pode rir. Se se esforçar muito, vai acabar por ver o ridículo da situação e a gargalhada vai fluir facilmente.

6. Use um diário

Tome nota dos momentos mais alegres que a fizeram rir: uma frase que ouviu, uma má piada do seu chefe, um episódio com o seu filho ou neto. Releia-os e recupere sensações prazenteiras.

7. Lembre-se de coisas positivas

Quando lhe acontecer alguma coisa desagradável, para a contrariar, pense imediatamente numa situação positiva, de forma a que a última imagem seja sempre de felicidade.

8. Dê música à sua vida

Um truque para aliviar a ansiedade que às vezes a invade é inventar uma canção com as suas ideias e sensações e transformá-la numa música alegre.

9. Frequente workshops para (sor)rir

Se quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre as terapias de riso, frequentar cursos e workshops, já existem em Portugal várias empresas e associações dedicadas à risoterapia. Existem clubes do riso espalhados de norte a sul do país. A YouUp, empresa dedicada a serviços de conceção e organização de eventos motivacionais, costuma também promover workshops dedicados ao riso.

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