Por que é que os homens (ao contrário das mulheres) não dizem uma palavra quando estão muito stressados?

Allan Pease e Barbara Pease, autores da famosa obra «Por que é que os homens nunca ouvem nada e as mulheres não sabem ler os mapas de estrada», respondem à pergunta.

Young couple having problems.

Quando são alvos de muita pressão, os homens tornam-se naturalmente introspetivos e preferem a reflexão como meio de encontrar uma solução para o seu problema, ao contrário do sexo feminino que tende a procurá-la junto de outras pessoas. De acordo com Allan Pease e Barbara Pease, autores da famosa obra «Por que é que os homens nunca ouvem nada e as mulheres não sabem ler os mapas de estrada», publicada em Portugal pela editora Bizâncio, a explicação é simples.

Segundo estes especialistas, o homem «utiliza o hemisfério direito para tentar resolver problemas e encontrar soluções e deixa de usar o hemisfério esquerdo para ouvir ou falar». «O seu cérebro só é capaz de fazer uma coisa de cada vez», justificam. A forma silenciosa que ele tem para encontrar a solução dos seus problemas (que as mulheres devem tentar respeitar) pode manifestar-se de muitas formas.

Muitas vezes são visíveis enquanto o homem lê, vai à pesca ou joga ténis. E sabia que quando ele estimula a região do cérebro associada às capacidades espaciais (por exemplo, quando joga golfe) encontra a solução mais facilmente? Fora dos momentos de maior stresse, regra geral, as mulheres tendem a ser mais instrospetivas. A garantia é dado por um estudo internacional publicado na revista Schizophrenia Research.

artigo do parceiro:

Comentários