Os 10 minutos mais importantes do dia

Quais são os seus 10 minutos mais importantes do dia? Provavelmente são aqueles que o preparam para ser mais produtivo e lhe permitem poupar horas e evitar problemas.

A resposta é: planeamento. Para muitas pessoas esta palavra soa a muito trabalho, mas, na verdade, um plano que funciona, demora pouco tempo a ser elaborado.

Acredito que tem plena consciência que o recurso mais precioso é o tempo. A sua relevância está relacionada com a escassez e com a nossa incapacidade de o controlar: não podemos fazer uma hora durar mais tempo. No entanto podemos aumentar exponencialmente a nossa produtividade numa hora.

Tem noção do que normalmente o faz esbanjar tempo sem qualquer retorno? Será aquela série na TV? As reuniões intermináveis sem objetivos nem agenda? Os almoços prolongados? O trânsito que evitaria se saísse 20 minutos mais cedo de casa? As distrações com colegas ou mesmo com a internet?

Um plano diário que funciona:

  • Elabore sempre um plano para o dia seguinte. Vai poder aproveitar a fase REM do sono para antecipar situações e, sem se aperceber, o seu cérebro vai trabalhar muito e bem para si durante a noite;
  • Defina um grande objetivo e as tarefas para o seu dia de trabalho. É fundamental definir a duração das tarefas e colocá-las no calendário. Lembre-se que as tarefas se expandem de acordo com o tempo que tiver disponível. Já teve apenas 20 minutos para concluir um relatório e conseguiu? E no entanto noutros dias quando tem 2 horas para o fazer, gasta esse tempo para o elaborar? Pois é;
  • Defina tarefas e objetivos pessoais diariamente.  Focar-se apenas numa determinada área da vida desgasta e leva ao burnout. Pode, por exemplo, planear fazer uma corrida, ir ao ginásio ou levar o seu companheiro ou um amigo ao cinema ou a jantar fora;
  • No dia seguinte analise a taxa de conclusão do plano do dia anterior. Se não o concluiu a totalidade das tarefas, reformule-as para o dia seguinte.
  • Se a duração dos objetivos e tarefas que tiver para o dia seguinte for superior às horas que tem disponíveis, está a fazer alguma coisa errada. Reformule. Caso contrário, a ansiedade apoderar-se-á de si.
  • Às Sextas-feiras defina objetivos e tarefas para o fim-de-semana relacionados com lazer e recuperação. Assim tende a evitar trabalhar ao fim de semana.

Escolha investir 10 minutos por dia para elaborar um planeamento e determine-se a executá-lo. As recompensas serão imensas.

artigo do parceiro: Marco Meireles

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