O horário ideal para a sua idade

A predisposição e a sua saúde respondem de diferentes formas consoante a sua idade. Saiba como.

Há alturas do dia em que nos sentimos com mais energia, outras é preciso reforçar com algum alimento, etc... saiba como pode “otimizar” melhor o seu dia por forma a ser mais produtivo em diversos aspetos e a sentir-se com mais energia.

Acordar
Aos 20 anos: 09:30 – a hormona que regula a excitação e apetite, designada por orexina ou hipocretina, não anula a do sono até sensivelmente ao meio-dia.
Aos 30: 08:10 – o relógio biológico faz com que o organismo já desperte mais cedo.
Aos 40: 07:50 – o ciclo do sono é “derrotado” pelo estado desperto (ou vigília).
Aos 50: 07:00 – o tempo de sono profundo diminui com a idade.
Aos 60 – 06:30 – tal como acontece quando somos crianças, o corpo fica mais consciente da luz natural logo acorda-se mais cedo.

Pequeno-almoço
Aos 20 anos: 10:00 – a ausência de atividade faz com que haja alguma falta de apetite nesta idade e muitos jovens não tomam o pequeno-almoço.
Aos 30: 08:40 - o ideal será evitar alimentos como pão, cereais, ou seja, hidratos de carbono e os que contêm mais açúcar.
Aos 40: 08:20 – opte por um pequeno-almoço mais rico em fibras.
Aos 50: 07:30 – é a hora ideal, uma vez que o metabolismo é mais lento a partir dos 40 anos.
Aos 60: 07:00 – aposte em algo que não tenha muitas calorias, mas que sejam energéticos, como por exemplo os frutos vermelhos.

Trabalho
Aos 20 anos: 12:00 – provavelmente a entidade laboral não 'irá nesta cantiga', mas o que é certo é que o cérebro de alguém com esta idade é mais produtivo a esta hora.
Aos 30: 10:40 – o cortisol, responsável por manter a pressão e diminuir a queima calórica para poupar energia, atinge o seu pico normal e dá-lhe um impulso de lucidez.
Aos 40: 10:20 – neste horário o estado sonolento já foi ultrapassado pelo que, a forma de agir surge naturalmente.
Aos 50: 09:30 – a concentração e o estado de alerta estão na sua melhor condição.
Aos 60: 09:00 – é o horário mais ativo.

Almoço
Aos 20 anos: 15:30 – conforme referido acima, o dia com esta idade inicia um pouco mais tarde logo, para manter a concentração, este é o horário onde o corpo exige energia.
Aos 30: 14:10 – se exceder este horário é normal que sinta alguma irritação porque o corpo começa a usar as reservas de glicose.
Aos 40: 13:50 – é provável que a meio da tarde haja uma quebra de energia por isso esta é a melhor hora para equilibrar isso.
Aos 50: 13:00 – mais vale reforçar no almoço do que no jantar.
Aos 60: 12:30 – o palato está mais ativo entre as 11:00 e as 13:00.

Sesta
Aos 30 anos: 15:40 – horário ideal para recuperar energias-
Dos 40 aos 60: 14:00 – um pouco depois do almoço é normal que haja uma certa sonolência que pode passar com uma sesta de cerca de 30mn.

Comentários