Mulheres, nunca peçam desculpa por isto

Desculpa. Uma palavra que, infelizmente, ainda é usada por muitas mulheres em situações desnecessárias e inconcebíveis. Não acredita? Ora veja a lista elaborada pelo site de notícias Huffington Post e decida por si mesma/o.

1. Aceitar o seu corpo tal como ele é e sem complexos. Cada vez mais as mulheres são julgadas pela sua aparência. Ou são magras demais, ou tem uns quilinhos a mais e precisam de emagrecer. Apesar da existente obsessão pelo corpo perfeito, a verdade é que ninguém o é. O importante é que goste de si e se sinta bem na sua pele, o resto é conversa. Bloqueie as energias negativas e concentre-se naquilo que é realmente importante.

2. Sentir-se confiante. É bom gostarmos daquilo que vemos quando olhamos ao espelho, por isso não se sinta mal por gostar de si mesma e admiti-lo publicamente. A confiança é uma arma muito sexy.

3. Fazer-se ouvir. Não se sinta mal por expressar as suas opiniões e convicções publicamente, independentemente do meio em que o faz. Com a era da internet e das redes sociais, há cada vez mais situações de abuso e bullying, mas isso não nos deve impedir de expressar aquilo que sentimos e pensamos livremente. Tal como diz a mulher de Bill Gates: “Uma mulher que usa a sua voz é por definição uma mulher forte”.

4. Estar solteira e não querer uma relação estável. O valor das mulheres não é definido consoante a sua vida amorosa e o facto de ter alguém ao seu lado. Cada um é livre de fazer as suas escolhas e ser feliz à sua maneira.

5. Querer ter alguém ao seu lado. Da mesma forma que uma mulher não deve pedir desculpa por estar solteira, independentemente da sua idade, ninguém tem de sentir vergonha por querer uma relação e dividir a sua vida com um parceiro.

6. Desejar ser mãe. Uma mulher não deve ter medo de expressar os seus desejos e afirmar que quer ser mãe com todas as suas forças. Graças à fertilização artificial tornou-se mais fácil ser mãe, não sendo estritamente necessário a existência de um parceiro ou relação a dois.

7. Não querer ter filhos. Não deve explicações a ninguém por não querer ter filhos. É uma escolha que só lhe diz respeito a si e os outros têm mais é que aceitar a sua decisão.

8. Fazer um aborto. Apesar da legalização do aborto em vários países, este é um assunto que ainda é tabu para muitas mulheres. As mulheres não têm que pedir desculpa pelas escolhas conscientes que fazem. O corpo é seu.

9. Não sorrir todos os dias. Toda a gente tens dias menos bons e não há nada que nos impeça de – vez em quando – encarar o mundo com cara feia.

10. Ganhar mais do que o nosso parceiro. Cada um é como cada qual e não temos de pedir desculpa por darmos o litro todos os dias e sermos recompensadas por isso.

11. Ser bem sucedida. Se alguém se sente ameaçado pelo seu sucesso profissional, então essa pessoa não a merece. Tão simples quanto isso.

12. Gostar de sexo. Muitas mulheres sentem vergonha de dizer que gostam de sexo e que o praticam de forma casual como muitos homens. Não dê ouvidos a comentários maldosos: ninguém tem o direito de determinar com quem é que vai para a cama e quantas vezes o faz.

13. Não ser sexualmente ativa. Temos de aceitar que não somos todos iguais. As minhas convicções, decisões e resoluções não são iguais às das outras pessoas. O que é normal para uns, não é para outros e isso é um princípio básico que deve ser respeitado. Se decidiu pela abstinência, não tem de pedir desculpa a ninguém por isso.

14. Ser emocional. Não deve ter medo de mostrar aquilo que sente independentemente da situação em que se encontra. Nós somos seres sensíveis e emocionais, por isso não se sinta mal por expor sua vulnerabilidade.

Comentários