Quando chega a hora de ir dormir, os pijamas são as peças de roupa mais utilizadas pela população americana. Pelo menos são estas as conclusões de um inquérito telefónico realizado pela cadeia de televisão ABC News em 2004 e que contou com mais de 1501 participantes.

Mas entre cada género, o que é que cada pessoa escolhe vestir na hora de ir para cama? Os contrastes são visíveis, já que as mulheres acabam por ser mais tradicionais do que os homens na escolha da indumentária.

O sexo masculino parece reunir consenso na opinião em relação ao que usar na hora de ir dormir:  ou opta pela roupa interior (31%) ou opta por dormir completamente nu (31%). A seguir vem a escolha de calções/t-shirt, com 21%, e em último lugar, surge o famoso pijama, que reuniu apenas 13% dos votos dos inquiridos, revela o site The Atlantic.

A peça de roupa favorita das mulheres para dormir é a tradicional camisa de dormir ou pijama, que conquistou 55% das respostas, enquanto que os calções/t-shirt aparecem em segundo lugar (25%). Ao contrário dos homens, as mulheres parecem não gostar muito de dormir sem roupa, uma vez que esta é a opção que reúne a menor percentagem entre as inquiridas (14%).

Um inquérito telefónico mais recente, realizado em 2012, revela que afinal não são só os americanos que gostam de dormir sem roupa. De acordo com os dados revelados pela National Sleep Foundation, os ingleses (30%) e os canadianos (14%) seguem o mesmo exemplo dos americanos preferindo dormir tal como vieram ao mundo.

Os alemães e japoneses, por sua vez, são os mais tradicionais e conservadores, com o pijama a ser a sua peça de roupa de eleição na hora de ir descansar, com 84% 91% respetivamente.