Todas as pessoas, seja qual for a idade, deparam-se em algum momento das suas vidas com a solidão. Esta pode ser causada por várias motivos desde o falecimento de um ente querido, o divórcio ou o afastamento de pessoas que nos são importantes e a sua consequência, para além de se ser assolapado por uma grande tristeza, é a pessoa isolar-se. Assim, combater este sentimento deve ser um exercício diário que exige a procura de sentimentos positivos e motivações que o levem a ter alegria de viver.

Procure os seus amigos - Combine encontros com os seus amigos em locais que goste, pois estar com pessoas tornará o seu dia mais alegre e permitirá que faça planos para um próximo encontro. A maioria das vezes não lhe vai apetecer combinar nada, mas tem de ter força de vontade e contrariar essa apatia. Outra coisa a evitar é falar sempre sobre o assunto que o incomoda, uma vez que a si não lhe faz bem e se for algo sistemático poderá afastar as outras pessoas.

Procure ajuda - Se achar que não vai conseguir ultrapassar este sentimento sozinho pode procurar instituições especializadas para o ajudar. Imagine o quão benéfico pode ser falar acerca de assuntos e ter uma outra visão dos mesmos.

Procure ocupar o seu tempo - Se utilizar a situação a seu favor, pode aproveitar para realizar projetos antigos para os quais não teve oportunidade. Isto irá tornar os seus dias mais ocupados e produtivos e 'deixar' a sua cabeça distraída do assunto em questão.

Crie bons hábitos caseiros - Estar o dia todo a ver televisão não é um bom hábito. Aproveite o tempo que tem livre para se levantar mais cedo, para preparar as suas refeições com mais dedicação ou para cuidar da sua casa. É ideal que faça algo que goste todos os dias.

Pratique exercício físico - Está comprovado que fazer exercício físico atua na seratonina, hormona que produz o bem-estar. Por isso, aproveite o tempo para ir ao ginásio e vai ver que ao voltar a casa se vai sentir melhor e com mais energia.