A dor emocional é desagradável e, muitas vezes, pior do que a própria dor física. É por isso que algumas pessoas tentam aliviá-la de forma mais violente, dando socos na parede, a gritar contra uma almofada para abafar o som e, em casos mais extremos, recorrem à autolesão.

Se você é uma pessoa otimista e positiva, conseguir superar esta dor poderá ser mais fácil do que para alguém que seja negativo e pessimista, mas tenha um espírito mais positivo ou negativo há várias  formas de aliviar as emoções dolorosas que podem ser realmente eficazes.

1 - Enfrente a situação

Uma das reações que temos inconscientemente costuma ser a negação da situação que estamos a viver num determinado momento. É uma atitude totalmente normal e aceitável, que ocorre devido à dor que causa e que, inevitavelmente, queremos evitar e superar.

No entanto, se não quer que esta dor emocional se transforme numa ferida profunda, deve reconhecer o que aconteceu, entender por que chegou a esse ponto e como é possível solucionar a situação (se é que existe alguma solução). Uma vez esteja consciente da situação, tire um pouco de tempo para olhar para as coisas sob outra perspectiva e aceitá-las. Isso vai ajudá-lo a ver a realidade. Além disso, nunca deve tentar distrair-se desta dor emocional ou mascará-la. Mais cedo ou mais tarde as emoções dolorosas voltarão. Pense que é como uma ferida que, se não se cura, voltará a ficar infetada ou a sangrar com o tempo.

2 - Desabafar é necessário

Ainda que não queira aceitar, é muito importante desabafar para se libertar de toda a dor que o atormenta, persegue e não deixa de fazê-lo sofrer. Para isso, pode colocar em prática as seguintes técnicas que ajudarão a desabafar:

Fale com alguém que realmente o oiça.

Faça rabiscos num papel, ainda que eles não tenham sentido algum.

Grite numa almofada.

Saia para fazer exercícios. Isso vai ajudá-lo a descansar e preparar a mente para depois enfrentar a dor de uma forma melhor.

Ouça intensamente uma boa música.

Todas estas técnicas poderão ajudar a extravasar a dor...

 3 - Há sempre um lado postivo

Além disso, tudo o que causar dor emocional pode ajudar a amadurecer. Aprender com uma relação amorosa falida e dolorosa, aprender com uma deceção, etc… Todas estas aprendizagens vão-nos tornar mais cautelosos, maduros e ajudar-nos a descobrir realmente o que queremos na vida e o que devemos eliminar. As experiências negativas existem para que possamos aprender com elas e nos transformarmos no que realmente queremos. Graças a elas, podemos avançar positivamente na nossa vida sempre que aprendermos algo com os acontecimentos negativos.

4 - Não deixe que as emoções dolorosas o definam

É somente uma etapa... todos passamos por isso e teremos mais dificuldades no futuro. Somos seres emocionais e temos que suportar muitas outras situações dolorosas. Você te, o poder de enfrentar esta dor aprendendo com ela, nutrindo-se de tudo de positivo que ela pode oferecer. Pense na dor como uma fonte de motivação, de força, que você deve sentir e assimilar para se tornar mais forte e amadurecer. Nunca deixe que a dor o afunde. Você é muito melhor do que este momento de dificuldade que cedo ou tarde passará. Procure sempre alguém que esteja disposto a ouvi-lo, alguém em quem você confie. As coisas ficam mais claras e são mais fáceis de superar quando são compartilhadas.