Descubra 7 mitos sobre a liderança

É comum acreditarmos em algo e depois lermos numa revista ou vermos num programa televisivo que apenas se tratava de um mito. Um exemplo disso é o velho ditado “a laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata”. Um mito que muitos acreditavam, inclusive eu. Sobre a liderança existem igualmente muitas ideias mal pré-concebidas e eu pretendo desvendar algumas.

1. “Ele é um líder nato”
De certeza que já ouviu ou disse que alguém seria um líder nato. Todavia tal não existe, ninguém nasce líder. A capacidade de influenciar as pessoas e outras características de liderança poderão ser apreendidas ao longo do tempo e não são algo que simplesmente nasce connosco.

2. Os líderes têm sempre cargos altos nas organizações
A liderança nada tem a ver com a posição hierárquica que ocupa. Enquanto que o chefe delega funções através da autoridade que lhe é conferida pelo seu cargo, um líder sem qualquer posição hierárquica tem a capacidade de decidir a atuação dos membros de um grupo apenas pela sua influência.

3. Os líderes são pessoas extrovertidas
Não é de todo verdade, existem pessoas tímidas e introvertidas que conseguem afirmar-se como líderes. Características como o impacto do feedback, se são bons ouvintes e se transmitem confiança são muito mais importante para alguém se tornar num líder, do que serem simplesmente extrovertidas.

4. Existe um “manual de instruções” para se ser líder
Não conseguirá tornar-se num líder apenas a ler livros que lhe deem dicas de como o deverá fazer. Antes demais, deverá conhecer bem o seu grupo e só depois perceberá o que tem de fazer para que consiga liderar e influenciar esses membros.

5. Os líderes devem evitar conflitos
A resolução de conflitos é fundamental para alcançar o alto desempenho. As organizações capazes de lidar com os diferentes pontos de vista dos colaboradores tendem a ser mais bem-sucedidas.

6. Os homens são melhores líderes do que as mulheres
Devido à sua natureza: os homens concentram-se mais em resultados e tarefas e as mulheres valorizam as pessoas em relacionamentos, tende-se a acreditar que os homens são melhores líderes. Todavia, um estilo de liderança feminino, mais atento às relações e em criar um ambiente colaborativo nas equipas é mais valorizado, para conseguir-se um melhor desempenho.

7. Qualquer pessoa pode ser um líder
As suas características não são inatas, portanto presume-se que todas as pessoas podem tornar-se num líder. Mas para tal deverá ter um conjunto de competências que nem todos conseguem desenvolver.

artigo do parceiro: Marco Meireles

Comentários