Mantenha o ritmo depois dos 30

A partir de uma determinada idade sentimo-nos a estagnar… Leia este artigo e saiba como se manter jovem e ativo depois dos 30.
créditos: unsplash

A partir de uma determinada idade é normal que haja um sentimento de algum comodismo e estagnação… O início da independência com as responsabilidades de um trabalho, de uma casa e provavelmente com o crescimento de uma família mudam por completo as prioridades e a energia de cada um de nós, mas o mais importante é não deixar que isso atrapalhe os planos que tem para a sua vida. Se sente que está a entrar numa apatia, nada como dar um up ao rumo da sua vida.

Quando se cai na rotina o primeiro a ressentir-se é o corpo que fica preguiçoso, cansado e com uma única vontade: ficar no sofá. Mas esta é a tendência que tem de se contrariar… Não tem de a riscar da sua vida, claro, afinal de contas quem não gosta de passar um dia ou outro a ver filmes ou séries?! No entanto, quando feito em demasia é algo que só lhe irá trazer dissabores. Para haver mudança, a mesma tem de ser de dentro para fora e nada melhor que isso e para ficar cheio de energia que a prática de exercício físico. Sozinho ou acompanhado, indoor ou outdoor, hoje em dia há toda uma panóplia de oferta e onde a falta de dinheiro já não pode ser desculpa. Coloque a playlist que tanto adora e aposte em algo que, para além de o deixar em forma, vai conferir a energia e a motivação para fazer outras coisas que não estão na agenda. Cuidar de si vem no seguimento... não faça dos filhos ou uma relação duradoura o argumento perfeito para não tenho tempo ou já não preciso. Toda a gente precisa! Aprenda a otimizar o seu tempo, até porque para cuidar de si não precisa de levar muito tempo. A máscara demora 20mn a atuar? Pois bem, colocá-la demora 30 segundos e enquanto a mesma atua pode adiantar o jantar ou passar a ferro a roupa do dia seguinte. Não se esqueça do quão se sente bem quando está com boa aparência e recebe elogios. Isto é meio caminho andado para cultivar a autoestima e para se sentir com mais energia.

O convívio é outra das partes fundamentais para contribuir para o seu bem estar. Tire um dia por semana e junte-se com outros amigos. Todas as semanas o jantar é na casa de um (ou num restaurante) e assim vão trocando e repartindo os gastos de forma a poderem estar juntos e passar um bom bocado sem despender muito dinheiro. Mas também é importante não deixar o relacionamento entrar na rotina e desgaste, por isso de vez em quando vá jantar fora com o parceiro. É uma boa ocasião para se arranjarem um pouco e estar num sítio novo onde podem aproveitar a companhia um do outro e fazer planos.
Na senda, torna-se imprescindível que sonhe com viagens. Sozinho, com a família ou amigos é bom que comece a pôr em prática o 'Ah! Temos de combinar ir'. Conhecer novos locais, culturas e sabores enche a alma, 'abre' a mente e motiva para a próxima. Sejam umas férias grandes ou escapadelas de fim de semana o importante é que as faça e enriqueça com elas.

Arranjar um passatempo também é algo que lhe pode trazer muitos benefícios. Um blog, um projeto familiar, restaurar móveis antigos, ler, etc... irão servir para relaxar, espairecer após um dia de trabalho, incentivar a imaginação e criatividade.

Comentários