Varizes

Como prevenir e tratar a sensação de peso nas pernas

Trata-se de uma doença do sistema circulatório que tem origem nas veias das pernas que se dilatam e causam problemas no fluxo sanguíneo. Afetam uma em cada dez pessoas, sobretudo mulheres.

Produzem-se por um mau funcionamento das válvulas das veias das pernas. Estas válvulas permitem o retorno do sangue das extremidades inferiores em direção ao coração, mas podem funcionar mal, fazendo com que o sangue estanque, e, por conseguinte, as veias inchem.

Sintomas

Pernas pesadas, cãibras, ardor e, às vezes, dor muito intensa, para além de serem esteticamente desagradáveis e incómodas para quem as tem. Também produzem cansaço e, em estados mais avançados, podem causar avermelhamento da pele.

Tratamento

A técnica mais empregue até ao momento, e com bons resultados, é a cirurgia. Outros tratamentos baseiam-se na utilização de esclerosantes, que facilitam a circulação venosa e, entre os tratamentos mais modernos, destaca-se a terapia com laser.

Como prevenir


- Se sente o peso e a dor característicos das varizes, levante as pernas e aplique frio. O calor pode piorar a situação.

- Praticar exercício continuado também ajuda. Escolha desportos suaves, mas que ativem a circulação das pernas. Os melhores são nadar e andar a pé.

- Não utilize roupa demasiado apertada, porque favorece o aparecimento de varizes.


- No que diz respeito aos sapatos, tente não ultrapassar os 3 cm de salto.

- A aplicação frequente de massagens ajuda a que o retorno venoso se faça adequadamente, evitando os sintomas.



artigo do parceiro:

Comentários