Uns dentes saudáveis, para uma vida saudável

Dia Mundial da Saúde Oral, dia 20 de março
Conselhos do Dr. João Caramês, diretor clínico do Instituto de Implantologia



As doenças orais estão entre as doenças crónicas mais comuns. No mundo, 90% da população está em risco de algum tipo de distúrbio, desde lesões de cárie a doenças periodontais e cancro oral.



No Dia Mundial da Saúde Oral 2013, o Instituto de Implantologia relembra que:



1. Grande parte das doenças que afetam a cavidade oral podem ser evitadas através de uma correta e eficaz higiene oral.

2. O objetivo da higiene oral é a remoção da placa bacteriana formada nas superfícies dentárias e deve iniciar-se como hábito diário desde a erupção do primeiro dente do bebé.

3. Uma correta higiene oral deve englobar uma eficaz escovagem dos dentes e da língua e a utilização de fio dentário ou escovilhões, de forma a assegurar uma quase total remoção da placa bacteriana.

4. Se as suas gengivas doem ou sangram, se tem sensibilidade e mobilidade dentária ou se apresenta mau hálito, deve consultar o seu Médico Dentista. É fundamental recordar que uma percentagem muito significativa das lesões de cárie são assintomáticas.

5. A prevenção é a melhor atitude para a manutenção de uma boa saúde oral!



O Professor Doutor João Caramês é Médico Dentista, Diretor Clínico e fundador do Instituto de Implantologia, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, e Professor convidado da New York University College of Dentistry Center for Continuing Education, nos Estados Unidos.
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários