Todos os dias deve cuidar de si e do seu coração ainda que a comemoração do Dia Mundial do Coração se realize no próximo dia 26 de Setembro. Conheça os dez passos fundamentais para uma vida saudável em casa e no trabalho.

A iniciativa do Dia Mundial do Coração é da Federação Mundial do Coração e, no nosso país, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) desenvolve algumas actividades de forma a reforçar a importância de uma vida mais saudável.

Este ano, de forma a assinalar o tema “Eu trabalho com o coração”, em diversas empresas, “a Fundação irá realizar iniciativas para alertar os trabalhadores para o flagelo que constituem as doenças cardiovasculares, nomeadamente, com acções de rastreios cardiovasculares”, informa o Dr. Manuel Carrageta, presidente da FPC.

Nestes rastreios, os funcionários terão oportunidade de fazer uma pausa no trabalho para medir a tensão arterial, a altura e o peso, calcular o índice de massa corporal e medir o perímetro abdominal. “Paralelamente faz-se a distribuição de materiais de educação para a saúde. Estas acções são realizadas por equipas constituídas por pessoal de saúde, nomeadamente, enfermeiro e nutricionistas, coordenadas por cardiologistas, que além de fazerem as avaliações técnicas, estão aptas a dar aconselhamento nutricional”, adianta Manuel Carrageta.

Estilos de vida saudáveis

Ter saúde e sentir-se jovem e com energia depende mais do estilo de vida do que dos cuidados médicos, por melhores e mais especializados que estes sejam. “Neste contexto, a alimentação é considerada o factor mais importante. Consumir vegetais e fruta em quantidade, comer peixe e proteínas saudáveis em quantidades adequadas, consumir gorduras saudáveis em quantidades moderadas, ingerir alimentos ricos em fibra vegetal, reduzir o consumo de sal e beber moderadamente vinho tinto às refeições, são atitudes que permitirão evitar muitas doenças e ajudá-lo a ter melhor qualidade de vida.”

Por outro lado, os benefícios para a saúde e bem-estar resultantes da actividade física são tão importantes que ninguém deve permitir-se não ter uma vida activa. “Se é sedentário, lembre-se de que nunca é tarde demais para iniciar um programa de actividade física. Se quer ter uma óptima saúde e aumentar a energia e o vigor, dedique, na maior parte dos dias, cerca de 20 a 30 minutos a actividades aeróbias. Semanalmente, faça exercícios de resistência em dois a três dias, não consecutivos, e, finalmente, não se esqueça dos exercícios de flexibilidade, pelo menos três vezes por semana”, adianta Manuel Carrageta.

Se é fumador, marque o Dia Mundial do Coração para abandonar o vício. Segundo o presidente da FPC, “deixar de fumar é seguramente uma das melhores coisas que podemos fazer pela saúde, não só porque reduz o risco de doença cardiovascular mas também de vários cancros e de bronquite, enfisema e melhora ainda a sensação de bem-estar e a qualidade de vida”.

Stress emocional

Sabe-se que o stress emocional tem uma importante influência na maior parte das doenças e afecta profundamente a qualidade de vida. “O stress pode reduzir a imunidade, causar ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, aumentar o risco de cancro, perturbar a memória, causar depressão, aumentar o peso, agravar a diabetes, afectar a função sexual, etc.” 

Existem técnicas simples para gerir o stress que nos permitem continuar a ter a mesma actividade profissional, a mesma família, em suma, os mesmos problemas, mas sermos capazes de reagir e enfrentá-los de forma saudável e positiva. “Para isso, é necessário aprender a relaxar e desligar dos problemas. Técnicas como a meditação e o ioga proporcionam uma pausa no stress crónico, criando um oásis de paz interior que nos ajuda a superar as dificuldades do quotidiano”, aconselha Manuel Carrageta.

10 passos para uma vida saudável em casa e no trabalho

1. Certifique-se de que come alimentos saudáveis – Coma pelo menos 5 peças de fruta e vegetais por dia. Evite as gorduras saturadas. Tome cuidado com os alimentos processados que muitas vezes contêm elevados níveis de sal.

2. Pratique exercício físico e controle a saúde do seu coração – Mesmo meia hora de actividade pode ajudar a prevenir os ataques cardíacos e os acidentes vasculares cerebrais.

3. Diga NÃO ao tabaco – O seu risco de doença cardíaca coronária diminuirá para metade em apenas um ano, acabando por normalizar ao longo do tempo.

4. Mantenha um peso saudável – Emagrecer, em especial se também diminuir a ingestão de sal, leva a baixar a pressão arterial. A hipertensão é o principal factor de risco de AVC e um factor importante em cerca de metade de todas as doenças cardíacas e no AVC.

5. Conheça os seus valores – Consulte um profissional de saúde para medir a sua tensão arterial, o seu nível de colesterol e de glicose, e faça o cálculo do seu índice cintura-anca e do seu índice de massa corporal (IMC). Logo que fique a conhecer o seu risco cardiovascular global, poderá iniciar um plano de acção específico para melhorar a saúde do seu coração.

6. Restrinja o consumo de álcool – O consumo excessivo de álcool pode fazer subir a sua tensão e aumentar o seu peso.

7. Insista num ambiente sem tabaco – Exija que o tabaco seja banido – assegure-se de que o seu local de trabalho é 100% sem tabaco. Apoie a adopção de serviços para ajudar a deixar de fumar – incentive o seu empregador a facultar ajuda a todos aqueles que querem deixar de fumar.

8. Traga o exercício para o local de trabalho –  Inclua actividade física no seu horário de trabalho. vá para o trabalho de bicicleta se possível, utilize as escadas, faça exercício ou caminhe durante a hora de almoço e incentive os outros a fazerem o mesmo.

9. Escolha alimentos saudáveis –  Peça alimentos saudáveis no refeitório da sua empresa, ou escolha cafés ou restaurantes próximos que sirvam refeições saudáveis.

10. Incentive os momentos sem stress – Arranje tempo para sair do seu local de trabalho na hora de almoço e apanhar ar puro. Faça intervalos regulares ao longo do dia. Não se esqueça de realizar alongamentos ou exercício físico durante cinco minutos, duas vezes por dia.

Marque na agenda… o dia 26 de Setembro

No Dia Mundial do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com o Instituto Português da Juventude, a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, a Direcção Geral da Saúde, a Fundação Inatel, a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e a Federação de Ginástica de Portugal, pretende mobilizar a população portuguesa para a participação em actividades físicas e desportivas, promovidas pelas Câmaras Municipais e por outras entidades locais.

Para que todo o País esteja a mexer-se ao mesmo tempo, as actividades a realizar no Dia Mundial do Coração, terão lugar, entre as 10 e as 12 horas do dia 26 de Setembro. Para finalizar as actividades, os concelhos poderão convidar os participantes a formar um cordão humano.

Autarquia de Sintra convida…
Este ano, o palco principal das comemorações caberá ao Município de Sintra. No Largo do Palácio da Vila, em Sintra, das 10H00 às 18H00,vai ser possível participar em várias actividades desportivas, como ténis de mesa, BTT – circuito de perícia, IndoodBykes, ginástica aeróbica, trampolins ou passeio pedestre. Poderá ainda realizar gratuitamente, rastreios e aconselhamento nutricional. Para mais informações, aceda a www.fpcardiologia.pt 

Texto: Cláudia Pinto

A responsabilidade editorial e científica desta informação é do jornal