Toxoplasmose

É uma das infecções parasitárias mais comuns. Saiba como preveni-la

É uma infecção crónica muito comum produzida pelo protozoário Toxoplasma gondii, que normalmente passa despercebida à maioria dos infectados, já que o parasita se mantém inactivo dentro do corpo.

No entanto, esta infecção pode ter consequências graves para aqueles que têm o sistema imunológico deprimido (doentes com sida, por exemplo) ou grávidas.

Causas

Pode ser causada pelo consumo de carne crua ou mal passada, manipulação de fezes de gato ou através de transfusões de sangue.

Durante a gravidez, a mãe pode transmiti-la ao feto, o que pode dar origem a sequelas graves após o nascimento, tais como atraso mental, cegueira, paralisia cerebral e surdez.

Sintomas

Na maioria dos casos, é uma infecção assintomática. Quando se manifesta assemelha-se a uma gripe, ou seja, as pessoas infectadas podem ter febre, dores musculares e nas articulações, cansaço e dor de cabeça. A inflamação nos gânglios linfáticos pode ser outro sintoma.

Nos doentes com sistema imunológico deprimido, pode causar danos no cérebro, na retina e noutros órgãos, ou seja, os doentes podem ter dores de cabeça fortes, problemas de visão, diminuição da força e da coordenação motora. Nas grávidas, é usual provocar nascimentos prematuros.

Tratamento

Em doentes com HIV , grávidas e recém-nascidos (até um ano), utilizam-se fármacos antiparasitas para tratar a toxoplasmose. Nos outros casos, a terapêutica não costuma ser necessária.

Comentários