Teste pré-natal despista trissomias

Por Germano de Sousa
O Harmony PreNatal Test constitui o maior avanço na área dos testes Pré-Natais não invasivos, para o despiste das três principais Trissomias (T21, 18, 13). É efetuado de modo simples e seguro, numa amostra de sangue periférico materno, e permite obter resultados com elevado grau de exatidão.



Deste modo, está disponível para todas as grávidas a partir das 10 semanas de gravidez, o teste de rastreio pré-natal não invasivo, que apresenta as mais elevadas taxas de deteção (> 99%) para as principais Trissomias.



Com a implementação deste teste vai ocorrer a diminuição, muito significativa, da taxa de falsos positivos (< 0,1%) e de teste invasivos (atualmente cerca de 50 em cada 1000 grávidas fazem amniocentese ou biópsia das vilosidades como resultado dos testes de rastreio correntes e passarão para menos de 1 em cada 1000 grávidas).



A adoção deste teste pelos obstetras e pelas grávidas vai representar um passo gigante na prática obstétrica, pois passam a dispor de um método 100% seguro, com

total ausência de risco para o seu bebé e com taxas de deteção muito próximas às dos métodos de diagnóstico convencionais (amniocentese e biópsia das vilosidades) de > 99%.



Através do nosso Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa e face à sua já larga experiência de mais de 10 anos no Rastreio Pré-Natal, juntamente com todos os outros laboratórios do Grupo, estabelecemos desde o início deste ano uma parceria com a Ariosa Diagnostico, Inc (San Jose CA, USA), responsável pelo desenvolvimento do Harmony PreNatal Test TM e deste modo passámos a proporcionar o mais avançado teste de rastreio pré-natal, com as seguintes características:



Simplicidade



É obtido através de uma simples amostra de sangue materno executada numa fase ainda precoce da gravidez.



Segurança



Sendo um teste não invasivo não apresenta risco nem para mãe nem para o feto, uma vez que é realizado através de uma amostra de sangue materno.



Exatidão



As elevadas taxas de deteção proporcionam exatidão e confiança para o despiste das principais trissomias fetais apresentando uma taxa de falsos positivos extremamente baixa e resultados individualizados para o risco de existência das trissomias.



Com a introdução do Harmony Prenatal Test em Portugal o rastreio pré-natal torna-se agora mais simples e com resultados mais exatos, o que proporciona para as grávidas e os seus médicos (profissionais de saúde) mais tranquilidade e segurança e ainda a vantagem de se obter resultados mais cedo, o que permitirá atempadamente tomar uma decisão mais informada.



O teste não invasivo Harmony Prenatal Test torna por isso a deteção das trissomias mais simples para todos, providenciando resultados numa fase mais precoce da gravidez, o que diminui a ansiedade normalmente associada aos restantes métodos de rastreio atualmente utilizados pelas grávidas.



É um teste seguro, com excelentes resultados e simples de executar, pois é feito numa amostra de sangue materno, pelo que deve ser incorporado na prática clinica de rotina no rastreio pré-natal, por ser claramente uma mais-valia. A informação sobre teste vai estar disponível na extensa rede nacional dos nossos laboratórios e postos de colheitas do Grupo Germano de Sousa, assim como no elevado número de consultórios e clínicas de obstetrícia e ecografia fetal com quem colaboramos.

Por Germano de Sousa

Comentários