O desenvolvimento da terapia assistida por animais (TAA) ou zooterapia, muito procurada em muitos países, demonstra que os animais podem ter um efeito terapêutico em crianças, adultos e idosos diagnosticados com as mais variadas doenças. Isso levou com que alguns hospitais e centros de recuperação abrissem as suas portas aos amigos de quatro patas. Além de auxiliarem em aspetos práticos do dia a dia, a sua presença promove o desenvolvimento emocional e facilita a reabilitação psicomotora.

Uma investigação levada a cabo pelo Loyola University Medical Center, em Chicago, nos EUA, comprovou que a terapia com cães em doentes pós-cirúrgicos faz com que estes tomem menos de 28% de medicamentos para as dores, pois a presença dos animais reduz o ritmo de respiração e diminui a tensão, o que contribui para reduzir a sensação de dor. «Para determinados níveis de deficiência, ou até de debilidade, a interação com animais é proveitosa e estimulante», declara Maria de Lurdes Candeias, pedopsiquiatra e terapeuta familiar.

Foi Boris M. Levinson, um psicólogo norte-americano quem primeiro comprovou cientificamente os benefícios das interações entre animais e seres humanos. O especialista documentou a sua descoberta no livro «Pet-Oriented Child Psycotherapy» de 1969, onde descreve que a presença do seu cão nas consultas de psicoterapia não só aumentava o grau de motivação das crianças e jovens que tratava, como ainda abria um canal de comunicação entre cliente e terapeuta.

Intervenção multidisciplinar

Inicialmente, Boris M. Levinson foi severamente criticado pelo uso de animais domésticos no tratamento de psicopatologias. Hoje, a TAA é largamente recomendada por especialistas como uma solução complementar a outras terapêuticas. Seja em casos de dislexia, de deficiências mentais, de autismo (moderado), de transtornos cognitivos, de toxicodependência, como em casos com problemas psicomotores, os animais são um fator importante na recuperação.

«As crianças com necessidades especiais e, mais concretamente com perturbações do espectro do autismo, beneficiam da possibilidade de estreitar relação com os animais de estimação, quando têm tantas dificuldades nas interações sociais; servindo, muitas vezes, estas relações com os animais de canais potenciadores de aproximação aos outros», realça Vera Lisa Barroso.

Cães e cavalos são os animais mais usados em zooterapia, mas há outros que também ajudam, como, por exemplo, o burro e o golfinho. Os objetivos a alcançar através desta terapêutica são decididos pelos vários especialistas intervenientes na reabilitação do indivíduo, uma equipa que chega a integrar um médico, um fisiatra, um fisioterapeuta, um terapeuta de psicomotricidade e ainda um técnico especializado em TAA.

Onde procurar ajuda

Os centros especializados em terapias assistidas com animais, para crianças, adultos e idosos em Portugal:

- Centro de Equitação de Valadares

Fica na Travessa dos Barreiros, em Vila Nova de Gaia. Mais informações em School-horses.com.

- Centro Hípico de Alcaria

Fica na Rua João Dias, 48, em Leiria. Mais informações em Chalcaria.com.

- Centro de Equitação da APCL

Este espaço afeto à Sociedade Hípica Portuguesa fica no Hipódromo do Campo Grande, em Lisboa. Mais informações em Apcl.org.pt.

- Centro Hípico da Costa do Estoril

Fica na Avenida da Charneca, 18, em Cascais. Mais informações em Centrohipicocostaestoril.com.

- APPC e Centro Hípico Pinetrees

Fica na Rua de Moçambique em Faro. Mais informações em Appc-faro.org.pt.

- Vinculum Animal

Fica na Rua de Cedofeita, 122, no Porto. Mais informações em Vinculumanimal.com.

- Cães Amigos

Este centro de terapias assistidas com animais fica em Vila Nova de Gaia. Mais informações em Caesamigos.com.

- Passo a Passo: Centro de Desenvolvimento

Fica na Rua Francisco Stromp, Lote B4, Bloco B, Loja 1, em Lisboa. Mais informações em Passoapasso.pt.

- Gulliver

Este centro de terapias fica em Lisboa. Mais informações em Gulliver.pt.

- Doggyclube

Tem delegações em Póvoa de Varzim, Almada e Montijo. Mais informações em Doggyclube.com.

Veja na página seguinte: 3 sugestões de leitura onde os animais são os herois

Sugestões de leitura

Três livros que têm os animais no centro das histórias:

- «Conversas com a Minha Gata» é uma fábula dos tempos modernos, apresenta-nos Sibila uma gata falante que entra na vida de Sara León, de Eduardo Jáuregui, publicada pela Editorial Presença.

- «O Meu Amigo Billy» conta-nos a história verídica de Fraser, um menino autista cuja vida mudou depois de conhecer Billy, um gato cinzento e branco, de Louise Booth. Um livro da Porto Editora.

- Daniel está a passar por uma fase péssima. Aos 30 anos, fica desempregado e a namorada abandona-o, deixando-lhe Doggo, o seu cão. «À Espera de Doggo» mostra como a relação impensável à partida, evolui para uma verdadeira amizade. Uma obra de Mark B. Mills, lançada pela Editorial Presença.

Texto: Rita Caetano com Filipa Basílio da Silva