A acne é um dos piores pesadelos para qualquer mulher. Se pensa que este é um problema exclusivo dos adolescentes, desengane-se, pois após esta fase ela volta muitas vezes a aparecer. É um problema que pode inclusive surgir apenas na idade adulta, pois apesar de 80% dos casos serem reincidentes e provenientes de acne na adolescência, cerca de 20% são descritos como tardios e aparecem pela primeira vez na idade adulta.
A acne é chamada de tardia quando se manifesta após os 25 anos, e é diferente da acne juvenil nas causas e nas manifestações, necessitando, por isso, de um tratamento específico e adaptado a esta idade.
A incidência da acne tardia tem vindo a aumentar, especialmente no sexo feminino devido a alterações hormonais, afectando cerca de 25% das mulheres na idade adulta. É geralmente menos severa do que a que ocorre na adolescência, mas igualmente impactante em termos físicos e psicológicos. 
Pode surgir devido a diversos fatores para além do hiperandrogenismo, tais como a oleosidade natural da pele, a utilização de cosméticos desadequados, tipo de pele, maquilhagem muito oleosa  e oclusiva, consumo de certos medicamentos, predisposição genética, e stresse ou poluição.
O tratamento da acne tardia deve ser realizado utilizando uma abordagem diferente da que é utilizada na adolescência, pois a fisiologia da pele é diferente e há que ter em conta também os primeiros sinais de envelhecimento, que começam as surgir após os vinte e cinco anos. 
O tratamento deve então ser específico e respeitar da fisiologia da pele, felizmente, nos dias de hoje existem vários produtos disponíveis para a prevenção e tratamento deste problema, por isso… está aberta a “guerra às borbulhas!“
Normalmente, uma higiene cuidada, e os cuidados cosméticos específicos constantes permitem melhorar o aspeto da pele. Existem cosméticos especialmente formulados para corrigir os sinais visíveis da pele com tendência acneica, agindo também na origem do seu desequilíbrio e restaurando a integridade da mesma, podendo atuar ou não enquanto complemento de tratamento dermatológico. 
Regras de ouro
1. A higiene da pele é essencial e constitui o primeiro e mais importante passo a ter em conta antes da aplicação de qualquer cuidado de tratamento. 
2.  pele deve ser limpa de manhã e à noite com produtos dermatológicos suaves, sem álcool e que atuem na prevenção das irritações. Se gostar de limpeza sem água, pode optar por usar uma água micelar que refresca e suaviza, limpa o rosto e elimina as impurezas, para quem gosta de limpeza com água a escolha recai num gel lavante que contribui para prevenir o aparecimento de imperfeições, reduz o brilho excessivo e o excesso de oleosidade da pele.
3. O rosto deve ser lavado com água tépida e nunca com água demasiado quente, pois a água quente estimula as glândulas sebáceas a produzir mais sebo, aumentando a oleosidade da pele, fator que agrava a acne.

4. Não esfregue a pele nem a seque bruscamente. Todos os gestos devem ser suaves para evitar irritar a pele que está já inflamada.
5. Aplique todas as manhãs um cuidado seborregulador hidratante reparador para deixar a pele intensamente hidratada, reconfortada e matificada. Todas as noites recorra a um cuidado de tratamento para prevenir e corrigir as imperfeições, ao mesmo tempo que purifica, suaviza e hidrata a pele. 
6. As máscaras esfoliantes constituem um produto de higiene complementar, que pode ser aplicado uma vez por semana e que contribui para uma limpeza mais profunda da pele. Neste caso deve dar-se preferência a fórmulas com esfoliantes químicos, que vão afinar o grão da pele, esfoliar e desincrustar as impurezas.
7. Adquira o hábito de ler os rótulos e compre apenas produtos adaptados ao seu tipo de pele, com texturas fluídas. No rótulo deve estar presente a indicação não comedogénico, que significa que não causa o aparecimento de comedões, as vulgares borbulhas, e deve ainda referir oil free, que significa que a fórmula será fluída e não oleosa.
8. Se gosta de se maquilhar há dois cuidados fundamentais que deve ter. O primeiro é o de retirar cuidadosamente a maquilhagem antes de se deitar e o segundo é o de escolher maquilhagem adaptada a pele oleosa com tendência acneica, mais uma vez deve ter atenção às indicações oil free e não comedogénico inscritas nos rótulos dos cuidados cosméticos. 
9. Evite a exposição solar em excesso, bem como ao vento ou ao frio. O facto de o sol melhorar a acne é um mito! Na realidade o Sol vai agravar a acne, pois vai aumentar a retenção do sebo na pele, pelo que a utilização de um protector solar diariamente, pela manhã é aconselhada, recaindo mais uma vez a escolha nas fórmulas oil free e não comedogénico.
10. Não manipule as lesões, isto é… Nunca esprema as borbulhas! Às vezes a tentação de fazer desaparecer mais depressa aquela borbulha que está mesmo no meio da cara traz consequências ainda piores… para além de poder piorar a inflamação, a borbulha pode voltar “acompanhada” ou, pior ainda, deixar marcas e cicatrizes para sempre. E há que ter em atenção que com o envelhecimento a pele vai produzindo menos colagénio e há um risco maior de as cicatrizes físicas se tornarem permanentes.
A adoção de uma rotina cosmética adaptada a pele com acne tardia, vai permitir-lhe ter uma pele bem tratada, hidratada, diminuir a acne e estar novamente resplandecente!
Opte sempre por produtos hipoalergénicos, não comedogénicos, oil free, não fototóxicos (para evitar irritações na pele induzidas pela luz) e de confiança. 
E porque na prevenção é que está o ganho, mesmo que nunca tenha experienciado acne tardia, deve prevenir-se utilizando sempre produtos adequados ao seu tipo de pele. Não se esqueça que a incidência da acne tardia está aumentar e o risco de vir a ter este problema está presente até entrar na menopausa! 
Por Ana Nunes, Farmacêutica