Super saudável o ano inteiro

Inclua os exames e consultas médicas essenciais na sua agenda. Saiba quais são os verdadeiramente imprescindíveis e qual a melhor altura para os fazer

Entre os desejos formulados no início de um novo ano, o de muita saúde é um dos mais habituais. Desejamo-lo aos que nos são queridos e a nós próprios, mas, na prática, de um modo geral, tendemos a esquecer-nos de o incluir na agenda. Para a ajudar a torná-lo uma prioridade, eis as consultas e os exames que deve realizar ao longo dos meses que se seguem se tem entre 30 e 50 anos. Uma lista que deve consultar em todas as alturas para se certificar que não se está a esquecer de nenhum.

Exames a fazer uma vez por ano:

- Check-up

Deve ir ao médico fazer uma avaliação geral, o que envolve observação clínica, medição da tensão arterial, análises da urina, colesterol, glicemia, ureia, entre outros parâmetros, como o rastreio da hepatite e VIH, caso se justifique.

- Exame oftalmológico

Mesmo que não tenha problemas de visão, o ideal é visitar o médico oftalmologista uma vez por ano; caso já lhe tenha sido detetada uma doença oftalmológica, poderá ser necessário um controlo mais regular.

- Consulta ginecológica

No caso das mulheres, permite detetar tumores e lesões na vagina, colo do útero e mama. O ginecologista poderá indicar-lhe a realização de uma citologia, o famoso exame de Papanicolau, que ajuda a prevenir e diagnosticar o cancro do colo do útero. Salvo casos especiais, é feita a cada três anos.

Veja na página seguinte: Os exames a fazer duas vezes por ano

Comentários