Soluções naturais para problemas de sono

Substâncias e técnicas que ajudam a dormir melhor

Se sofre de uma perturbação do sono como insónias, apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas, o mais indicado é que procure ajuda médica e, caso se justifique, faça um tratamento sob a orientação de um especialista.

Ainda assim, em situações menos graves, pode recorrer a estratégias naturais que são capazes de o ajudar. Anote as seguintes sugestões:


Alimentação

António Atalaia, neurologista, refere as propriedades das nozes e de outros frutos secos por terem um efeito potenciador do sono. Alimentos ricos em ferro (carne, peixe,...) podem reduzir os sintomas da síndrome das pernas inquietas.

Em contrapartida, «uma refeição pesada reconhecidamente não ajuda a dormir», acrescenta o especialista.

Fitoterapia

As plantas medicinais ditas como mais adequadas para o tratamento da insónia são o espinheiro-alvar, a valeriana, a papoila e a passiflora. Podem ser ingeridas em cápsulas ou em infusão, juntas ou separadas, mas sempre após a recomendação de um especialista, já que podem interferir com outros tratamentos médicos.

Essências florais

A lavanda é a essência floral amplamente mais recomendada para a insónia. Experimente infusões, óleos, perfumes e produtos de banho. Porque não vaporizar as almofadas e o quarto com essência de lavanda?

Acupunctura

Esta terapêutica pode ser complementada facilmente em casa com massagens nas zonas onde são inseridas as agulhas como, por exemplo, na zona posterior do pescoço (a 2 cm das orelhas) ou na parte externa do tornozelo (no ponto exacto onde este se une com o calcanhar).


Texto: Ana Catarina Alberto com António Atalaia (neurologista)

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