Sintomas a que deve estar atenta

Ouça os sinais do seu corpo e aprenda a cuidar bem dele

Mais óbvios ou subtis, o nosso corpo emite sinais que funcionam como avisos de possíveis problemas de saúde que não devem ser ignorados.

O que julga ser o resultado de esforços exagerados ou um simples mal-estar provocado por dias de stress, em que descansou pouco e se alimentou mal, pode esconder sintomas que exigem cuidados médicos. Ou não.

Saber detectá-los ajuda a estar alerta, sem cair em exageros, e a prevenir doenças. Com o auxílio do diagnóstico médico, descodifique as mensagens do organismo e descubra quando existem, realmente, razões para alarme.

1. Dor de cabeça forte e persistente

Pode ser apenas stress ou talvez sinal de alterações hormonais. As mulheres são as principais vítimas afectadas pelo problema, sem que, por vezes, consigam descobrir a causa. Maria Ivone Cruz, médica de clínica geral, indica que «na maioria dos casos, as dores de cabeça são enxaquecas provocadas por stress».

Optar por uma vida mais tranquila é o melhor antídoto. A médica aconselha, no entanto, «a procurar o apoio médico, caso a dor seja contínua». A par do stress, acrescenta, «o ciclo menstrual e as alterações hormonais também podem justificar as dores». 

Comentários