A aceitação é o primeiro passo para uma entrada tranquila nesta fase comum a todas as mulheres. O outro passo a seguir é a preparação.

Para a ajudarmos, indicamos-lhe o estilo de vida que deve adoptar para minimizar os efeitos da menopausa e os exames médicos essenciais. Quanto mais cedo adoptar um estilo de vida adequado, maiores benefícios terá a longo prazo.

Alimentação

- Adopte uma dieta rica em frutos e vegetais, privilegiando o azeite como principal fonte de gordura.

- Robusteça os seus ossos, procurando alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite e derivados, sardinhas (com espinha), leguminosas, cereais integrais e legumes de folha verde.

- Modere a ingestão de sal e proteínas, que potenciam a eliminação de cálcio pela urina.

- Modere a ingestão de álcool e estimulantes como o café, pois favorecem o risco de problemas cardiovasculares e cancro da mama.

Exercício físico

- Caminhe regularmente durante 30 a 45 minutos, duas a três vezes por semana, para preservar a massa muscular e o peso, estimular a formação óssea e reduzir o risco de cancro da mama e problemas cardiovasculares.

- Não se iluda: por muito agitado que seja o seu dia-a-dia, não lhe dá os benefícios do exercício físico para a saúde.

- Tenha atenção: a natação é útil no trabalho da massa muscular, mas não serve para prevenir a osteoporose porque não exerce carga sobre os ossos.

Tabagismo

- Deixe de fumar. As mulheres fumadoras têm a menopausa cerca de dois anos mais cedo, sofrem mais com afrontamentos, secura da pele, problemas cardiovasculares, osteoporose e fracturas.

Fale com o seu médico e não descure os controlos periódicos:

Mamografia

Permite diagnosticar precocemente o cancro da mama. Deve ser realizada anual ou bienalmente entre os 40 e 50 anos. Para saber mais sobre este exame clique aqui

Colonoscopia

Exame fundamental para a detecção do cancro do cólon. Normalmente, é realizado aos 50 anos e repete-se de acordo com a história do paciente e antecedentes familiares. Para saber mais sobre este exame clique aqui

Densitometria óssea

Avalia a densidade mineral óssea, permitindo diagnosticar a osteoporose. Está indicada a partir dos 65 anos, mas poderá realizar-se antes. Para saber mais sobre este exame clique aqui

Citologia do colo do útero

Permite diagnosticar infecções pelo vírus HPV, que podem dar origem a cancro do colo do útero. Deve ser feita, geralmente, de três em três anos. Para saber mais sobre este exame clique aqui

Outros

Faça análises clínicas ao sangue e/ou urina anualmente, monitorize o seu peso, índice de massa corporal, tensão arterial e o batimento cardíaco. Vigie os dentes e gengivas, devido ao risco aumentado de gengivite e periodontite. Consulte o oftalmologista anualmente para prevenir patologias como a presbiopia, o glaucoma e a degenerescência macular da idade.

Veja também:

Prepare-se para a menopausa

Menopausa: as dúvidas mais íntimas

Texto: Rita Miguel com Mário Sousa (ginecologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Menopausa)