Salada leve e saudável

Uma receita simples e saborosa que promete fazer sucesso, e preparar o corpo para o Verão.

Ter uma alimentação leve e saudável é fundamental para preparar o corpo para os dias quentes de Verão. Se seguir algumas dicas, verá resultados mais satisfatórios. Uma alimentação saudável, juntamente com alguns cuidados estéticos, fazem milagres, principalmente nesta altura do ano em que quer começar a preparar o corpo para os dias quentes de Primvera/Verão.

Corpo saudável

A primeira necessidade em matéria de nutrição consiste em obter a quantidade de nutrientes necessários para alcançar e manter o corpo saudável. Comer de forma saudável não implica necessariamente muito trabalho, nem grandes restrições alimentares, desde que se sigam algumas regras fundamentais.

A regra principal consiste em variar as ementas o mais possível. É necessário comer de tudo um pouco para o equilíbrio dos nutrientes que nos fazem falta, é também fundamental tentar não ingerir mais calorias do que as despendidas no dia a dia. Devem-se fazer quatro ou cinco refeições diárias ligeiras e não as duas ou três abundantes que normalmente consitutem o hábito dos portugueses, pois o estômago digere com mais facilidade as refeições ligeiras e mais frequentes.

A maioria dos alimentos já têm uma quantidade razoável de sal natural, por isso deve-se evitar adicionar mais sal. É preferível substitui-lo por ervas aromáticas como por exemplo: coentros, salsa, cebolinho, alho, malagueta, gengibre ou cominhos.

Ingredientes

1 molho de alface (princesa ou batávia-loura)

1 pimento encarnado

1 pimento amarelo

1 pepino

1 cebola

1 requeijão

1 queijo fresco ou curado

1 tomate

1 malagueta

3 rabanetes

50 grs de feijão verde

2 ovos

50 grs de azeitonas

1 maçã francesa

Para o molho

1 dl de vinagre de maçã

1 dl de azeite sal, açúcar e pimenta coentros, manjericão ou molho de tamarino

Modo de preparar
Prepare a alface, lave-a e escorra-a bem separando as folhas. Lave e corte o pimento ao meio, retire-lhe as sementes, corte-o em tiras. Corte o pepino, a cebola, o queijo, requeijão, malagueta, tomate, rabanetes, maçã, cebola, feijão verde depois de cozido e os ovos. Misture todos os ingredientes da salada.

 

Para o molho, misture o vinagre, o azeite, o sal a pimenta e os coentros ou manjericão picados, deitando-se tudo sobre a salada. Pode simplesmente temperar com o molho de tamarino.

Texto: Amina Aly Ebrahim Sousa, reflexologista, massagista, formadora de cozinha Vegetariana, Indiana e Goesa

artigo do parceiro:

Comentários