Regular o relógio biológico

Melhore a sua performance física, ganhe mais energia e reequilibre a sua mente

Sincronizar as refeições, a actividade física e as horas de sono com o nosso relógio biológico: eis a fórmula para conseguir um estilo de vida mais saudável e que pode ajudá-la a melhorar o rendimento físico, ganhar mais energia e até a estabilizar o humor.

Aprenda a programar melhor as suas manhãs, tardes e noites com a ajuda de Pedro Lobo do Vale, médico de clínica geral.


MANHÃ

1. Pequeno-almoço

Considerado por muitos a refeição mais importante do dia, o pequeno-almoço é uma fonte de substâncias nutritivas que interrompe o período de jejum que o organismo atravessou durante a noite. «É importante que seja tomado um bom pequeno-almoço para que os níveis energéticos sejam repostos, o que proporciona uma melhor atitude face ao trabalho», refere Pedro Lobo do Vale. «Não existe um intervalo de tempo certo que devamos esperar para tomar esta refeição, apenas é importante que faça parte da rotina diária».

2. Subir à balança

«A manhã é a altura ideal para nos pesarmos para que seja estabelecido um valor de referência», explica o clínico geral. O nosso peso varia ao longo do dia, em função dos alimentos e bebidas ingeridas, e da capacidade de excreção do organismo. Assim, ao pesarmo-nos logo que acordamos, depois de irmos à casa de banho e antes de tomarmos o pequeno-almoço, conseguimos isolar algumas destas variáveis e obter um peso mais próximo do real.

3. Apanhar sol

10 minutos de sol, logo pela manhã, podem fazer maravilhas, principalmente pelo seu humor. «São inúmeros os benefícios do sol para o organismo, nomeadamente ao produzir a sensação de alegria e bem-estar e melhorando a nossa disposição», descreve o especialista. «É indispensável à síntese de vitamina D pelo organismo e também interfere na produção de melatonina que ocorre durante a noite», responsável pela sensação de sonolência.

Comentários