Psicologia do casamento

Investigadores apontam 9 truques para uma vida a dois feliz

Nos dias que correm, manter um casamento não é tarefa fácil.

Aceitar as diferenças, evitar discussões e viver num ambiente de partilha e harmonia são alguns aspectos imprescindíveis para manter uma relação saudável.

Com base em dados divulgados pela American Psychological Association, apresentamos-lhe de seguida os passos que deve dar em direcção a uma vida a dois feliz.

1. Construa a união baseada na partilha da intimidade e identidade, definindo em simultâneo as fronteiras que determinam a autonomia de cada elemento.

2. Distancie-se emocionalmente da sua família. Não vale a pena deixar de os ver mas apenas manter a distância suficiente para que a sua identidade seja independente da dos seus pais ou irmãos.

3. Fomente uma relação sexual rica e satisfatória e proteja-a da interferência do trabalho e das responsabilidades familiares.

4. Mimem-se. Satisfaçam as necessidades de confiança, encoragem-se e apoiem-se mutuamente.

5. Use o humor e o riso para relativizar as coisas e para evitar a monotonia e o isolamento.

6. Para os casais que vão ter um filho, aceitem o «intimidante» papel de pais e preparem-se para o impacto da chegada de um bebé. Continuem a proteger a privacidade enquanto indivíduos e casal.

7. Mantenha viva a chama dos momentos românticos iniciais, as imagens de paixão, enquanto enfrenta as mudanças impostas pelo tempo.

8. Enfrente e domine as crises inevitáveis da vida.

9. Mantenha a força dos laços matrimoniais face às adversidades. O casamento deve ser um porto seguro no qual ambos devem ser capazes de exprimir as suas diferenças, ira e conflito.


artigo do parceiro:

Comentários