Proteja os seus olhos

Médico oftalmologista revela como cuidar da visão a cada idade

Escolher um par de óculos pode parecer a tarefa mais simples, mas está longe de o ser.

Não basta perceber qual o modelo que melhor se adequada à fisionomia do nosso rosto ou estilo e deixar a escolha das lentes nas mãos de quem nos atende.

Segundo Luís Gouveia Andrade, médico oftalmologista, antes de mais, «os óculos devem ser adquiridos em casas especializadas».

«Prefiro as lentes orgânicas e evito as de vidro, mais pesadas e associadas ao risco de se estilhaçarem em caso de acidente. O uso de um tratamento anti-reflexo é importante para minimizar os reflexos incómodos dos candeeiros, da televisão e dos computadores», acrescenta.

E os conselhos do especialista não ficam por aqui. «Para as lentes progressivas, não se deve escolher uma lente demasiado pequena de modo a garantir que as diferentes zonas de visão estão bem definidas. Na armação, é importante verificar bem o encaixe por trás das orelhas e os suportes nasais. Um bom par de óculos deve ser leve e confortável, estar bem estabilizado no rosto e, claro, reflectir a nossa personalidade», aconselha.

Se escolher um par de óculos envolve tantos cuidados, agora imagine o que é necessário para que os seus olhos se mantenham saudáveis ao longo da vida. Não se preocupe, Luís Gouveia Andrade diz-lhe o que deve fazer.

Comentários