O corpo da mulher começa a mostrar os primeiros sinais de estar à espera de um bebé logo no início. Aprenda a reconhecer os primeiros sinais de gravidez.

Não lhe apareceu o período? Apesar de o facto de não lhe aparecer o período não ser sempre obrigatoriamente associado a uma gravidez, a gravidez é sempre associada a não ter tido o período.

Muitas mulheres podem confundir o sangramento que ocorre quando o ovo fertilizado é implantado com um período mais fraco, enquanto outras mulheres sabem que estão grávidas mesmo antes de não lhes aparecer o período.

Enjoos matinais

Embora sejam chamados enjoos matinais, podem surgir a qualquer altura do dia. Os enjoos matinais são um dos primeiros sinais de gravidez e por vezes ocorrem antes mesmo de todos os outros sinais. Duram aproximadamente 14 semanas e devem-se às alterações hormonais.

Graças ao estrogénio, as mulheres ficam mais sensíveis aos cheiros, que podem provocar náuseas. Muitas vezes não gostam de comidas com sabores e cheiros fortes, especialmente alimentos fritos e café. Pode tentar superar os enjoos matinais com bolachas e um chá morno antes de sair da cama, bem como com refeições ligeiras e frequentes.

Mudança de atitude em relação à comida
A maioria das mulheres começa a desejar alimentos de que antes não gostavam ou combinações impossíveis de alimentos.

Peito inchado e sensível
Este é um dos primeiros sinais de gravidez que pode ocorrer apenas duas semanas depois da fecundação. As mulheres podem sentir uma espécie de formigueiro no peito, que incha e se torna mais sensível ao toque.

A sensibilidade é um sinal frequente do período, mas o peito fica mais cheio e pesado no caso da gravidez, e adicionalmente, os mamilos ficam maiores e a pele em torno destes escurece.

Sangramento
A metrorragia ou um sangramento muito ligeiro, que pode ser acompanhado por cólicas semelhantes às cólicas menstruais, pode ocorrer entre 10 a 14 dias depois da fecundação e é sinal que o ovo fertilizado está implantado. Contudo, também pode ser indicativo de um aborto, por isso é melhor consultar o seu médico.

Micção frequente
Se vai mais vezes à casa de banho, especialmente à noite, este também poderá ser um dos primeiros sinais de gravidez. Muitas mulheres também detectam uma alteração no odor da urina.

Prisão de ventre e inchaço
A comida é digerida mais lentamente devido às alterações hormonais, o que pode muitas vezes resultar em prisão de ventre. Ajuda se beber muita água e praticar exercício físico. Consulte o seu médico sobre esta questão. Muitas mulheres sentem-se inchadas e podem sofrer também de flatulência.

Azia
A azia é um problema comum durante a gravidez. Nos primeiros meses, é provocada pelas alterações hormonais e mais tarde pela pressão exercida sobre os órgãos. É recomendado que coma refeições ligeiras, mas deve deitar-se depois das refeições.

Dores de cabeça e alterações de humor
Um dos primeiros sinais de gravidez são as dores de cabeça, que surgem aproximadamente na sexta semana devido às alterações hormonais. A hipersensibilidade e as alterações de humor também ocorrem num estado muito inicial. Explique às pessoas que a rodeiam e estas vão, com certeza, compreender e apoiá-la.

Insónia e cansaço
Muitas mulheres também se sentem muito cansadas porque não conseguem dormir o suficiente à noite. Uma sesta pode ajudá-la a restabelecer forças para funcionar normalmente durante o dia.

Dores na parte inferior das costas
As dores nas costas são provocadas pelo cansaço geral, uma postura alterada devido à mudança do equilíbrio da gravidade, agora mais à frente, a posição em que dorme e as alterações hormonais, já que os tecidos conjuntivos se tornam mais elásticos e soltos.

Tonturas e desmaios
Algumas mulheres sentem tonturas ou chegam mesmo a desmaiar. Isto acontece devido às alterações na pressão sanguínea e nos níveis de açúcar no sangue.

Algumas mulheres não precisam de sentir os primeiros sinais de gravidez para saberem que estão grávidas. Também é possível que não apresentem nenhum dos sinais, que os tenham sentido de forma muito leve ou quase imperceptível. Durante a primeira gravidez, é suposto todos os sinais serem mais intensos do que nas gravidezes seguintes.