Os vírus de constipações comuns (rinovírus) e da gripe (influenza) proliferam com a baixa das temperaturas. O risco de contágio é maior porque se propagam mais rapidamente em ambientes fechados, quentes e com aglomerados de pessoas, cenários típicos de inverno.

A melhor prevenção é aumentar as defesas naturais e reforçar o sistema imunitário.

Há evidência no aumento da imunidade geral, na prevenção contra gripes e constipações, e diminuição da duração e intensidade dos sintomas associados, com a toma de alguns suplementos e vitaminas:

Equinácea
O nome é estranho, mas o efeito desta planta é benéfico na melhoria dos sintomas associados a gripes e constipações. O ideal é começar a tomar suplementos com equinácea assim que tiver os primeiros sintomas e continuar durante 7 a 10 dias.

Vitamina C
Embora ainda não exista prova científica concreta de que a vitamina C cure a gripe, alguns estudos demonstram que pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas. As farmácias dispõem de vários suplementos de vitamina C, fáceis e agradáveis de tomar.

Própolis
Muitas vezes confundido com o mel, a própolis consiste numa massa obtida pelas abelhas a partir das plantas para revestir as colmeias e protegê-las de agentes externos nocivos. A analogia é válida para a protecção do organismo, já que a própolis oferece uma importante acção imunomoduladora, aumentando a proliferação das células de defesa e, consequentemente, a resistência a doenças e infeções. Pode encontrá-la sob a forma de cápsulas ou spray, para o alívio de gargantas irritadas.

Zinco
Estudos demonstram que o zinco pode encurtar a duração da gripe em um dia ou mais e ainda reduzir a intensidade dos sintomas. Parece ter propriedades antivirais, evitando que o vírus se multiplique ou fixe nas membranas nasais. 10 a 15 mg por dia são tidos como suficientes.

Combinados com estilos de vida saudável e medidas que visam diminuir o contágio, estas e outras substâncias são óptimos aliados durante o inverno.

Texto de Pedro Marques (Farmacêutico)

Saiba mais na Revista Saúda