Piolhos púbicos

Os piolhos púbicos não são perigosos, mas são muito desagradáveis e altamente contagiosos. Saberia reconhecer os sinais desta doença sexualmente transmissível?

O piolho púbico, popularmente conhecido como «chato», é um pequeno insecto que se propaga através das relações sexuais, dos pêlos púbicos de uma pessoa para os da outra.

Os piolhos púbicos também são passados transmitidos através de roupas, toalhas ou roupas de cama. E assim que são transmitidos, alimentam-se do sangue do hospedeiro – ou seja, do seu sangue. Os piolhos púbicos são também chamados piolho-caranguejo porque parecem pequenos caranguejos ao microscópio.

Quais são os sintomas dos piolhos púbicos?

Os piolhos púbicos são especialmente conhecidos por provocarem uma comichão intensa. Se tem piolhos púbicos, vai provavelmente detectar insectos cinzentos e brancos nos seus pêlos púbicos. Pode também detectar umas protuberâncias ovais, amarelas e brancas penduradas na ponta dos seus pêlos púbicos. Estes são os ovos, claro. Pode removê-los facilmente com os dedos ou com um pente fino – pente este que pode ser adquirido nas farmácias.

Os sintomas desenvolvem-se normalmente numa semana. Por vezes, podem manter-se indetectáveis durante duas ou três semanas. Isto porque os piolhos atingem a maturidade nesse período. Isto significa que a comichão pode começar na primeira semana e só ver os piolhos na segunda ou terceira semana após a infecção. Assim, o sintoma mais comum dos piolhos púbicos é a comichão. Pode também detectar marcas vermelhas e cinzentas que aparecem devido às mordidas dos piolhos.

Quais as consequências de ter piolhos púbicos?

Normalmente, os piolhos púbicos não causam problemas graves ou complicações. Contudo, a comichão pode ser extremamente desagradável. Os chatos são extremamente contagiosos. A larva fêmea sobrevive 25 a 30 dias e põe entre 20 a 30 ovos. A larva sobrevive fora do hospedeiro durante um dia ou dois, o que explica o facto dos chatos poderem ser transmitidos através de uma toalha ou da roupa de cama. Assim, é importante que os detecte atempadamente e faça um tratamento. Senão, pode demorar muito até conseguir livrar-se deles.

Comentários