As aulas estão quase a voltar e isso significa uma preocupação a mais: piolhos. Os piolhos são muito fáceis de se apanhar na escola e depois é difícil controlar a propagação dos mesmos em casa.
A pensar nisso temos várias dicas para perceber como pode prevenir e controlar.

Qual a diferença entre piolho e lêndea?
Lêndea é a fase dos ovos do piolho. Elas ficam presas no fio do cabelo, bastante próximas do couro cabeludo, onde é mais  quente e escuro. Esta fase dura cerca de 7 dias. Depois dos bichinhos saírem do ovo, passam mais ou menos 10 dias pela fase de “ninfa”, que é a “infância” do piolho. Durante a fase de lêndea e ninfa, não há transmissão. Depois desse período, aparecem os adultos, que são os piolhos verdadeiros. Eles são capazes de se reproduzir, andam de uma cabeça para a outra, ou de objetos de uso pessoal para as cabeças. O piolho pode viver até 2 dias longe do ser humano, em pentes, brinquedos, roupas…

Os adultos também podem apanhar piolhos?
Assim como as crianças, os adultos podem ser infetados. Como as crianças costumam ficar fisicamente mais próximas umas das outras do que os adultos, além de usarem os mesmos brinquedos, pentes nas escola, elas acabam por se contaminar muito mais.

Como  evitar que o meu filho apanhe ou transmita piolhos?
Muitas vezes é difícil evitar que as crianças se contaminem sem que toda a escola e os pais estejam envolvidos. A participação da família e dos professores é essencial para acabar com as epidemias. Uma vez que se apanhem lêndeas ou piolhos numa criança, os pais devem ser avisados no mesmo dia para iniciar o tratamento. É recomendável que os outros pais também sejam informados, para que verifiquem as cabeças dos filhos. As crianças que estiverem com piolhos devem receber tratamento e, no dia seguinte ao tratamento, já estão autorizadas a voltar para a escola. A escola deve higienizar os brinquedos, pentes, escovas e roupas de cama usadas pelas crianças, assim como em casa para evitar a propação. Os tecidos devem ser lavados a 50°C e os brinquedos, limpos com álcool isopropílico.


Existe algum tipo de cabelo ou de pessoa que apanhe piolho mais facilmente?

As meninas são 2 vezes mais afetadas que os meninos. Além disto, pessoas com cabelo crespo ou muito encaracolado têm menor facilidade para apanhar, já que as lêndeas não conseguem agarrar no fio com tanta facilidade.

O que é melhor? Pente fino, comprimidos ou loções?
Sabe-se que o tratamento mais efetivo é com loções, sendo as que têm permetrina na fórmula as que costumam funcionar melhor. Elas devem ser deixadas no couro cabeludo por aproximadamente 10 minutos e enxaguadas. As lêndeas não morrem com o uso de loções. Por isto, o ideal é reaplicar a loção 7 dias após, já que este é o período  que as lêndeas levam para se tornarem piolhos. Também é muito recomendável o uso de pente fino entre a primeira e a segunda aplicação, para ajudar a remover o maior número de lêndeas possível. Neste momento, o uso de condicionadores ou de óleos, como o de amêndoas pode ajudar bastante o pente a “correr” pelos cabelos.

Posso usar remédios em bebés?
Não é recomendado o uso de loções em bebés de até 2 anos. Nesta faixa etária, o melhor é retirar os piolhos manualmente, e com uso de pente fino.