Se tiver um ou mais destes sintomas então muito provavelmente tem Doença periodontal. Uma doença silenciosa e indolor que é devastadora para a sua saúde oral.

Esta doença começa com a acumulação de placa bacteriana, que é composta por bactérias, saliva e restos alimentares. A placa bacteriana aloja-se no espaço biológico entre o dente e a gengiva, também conhecido por sulco gengival. Pouco tempo depois a gengiva começa a inflamar, pois a agressão da placa bacteriana é significativa. Se não for removida diariamente através de uma escovagem eficaz e o uso do fio dentário, a placa bacteriana calcifica formando o tártaro. O tártaro é extremamente lesivo para a saúde das suas gengivas, osso alveolar e ligamento periodontal. É responsável pela perda do suporte ósseo dos dentes fazendo com que dentes saudáveis (sem cáries ou lesões) tenham que ser removidos ou extraídos.

Nem todas as pessoas têm predisposição para esta doença e alguns estudos mostram uma relação genética entre pessoas afectadas pela doença periodontal.

O grande dilema da periodontite é que não dói, é uma doença silenciosa e insidiosa. O resultado final é a destruição dos tecidos de suporte dentário e consequentemente a perda dos dentes envolvidos. Do início ao fim podem passar anos, mas muitas vezes quando o paciente se apercebe já é tarde demais.

Esta é uma doença sem cura, mas felizmente pode ser controlada. A prevenção, é uma correta higiene oral em casa (escovagem eficaz e uso do fio dentário) e visitas regulares ao dentista ou ao higienista oral são impriscindíveis no diagnóstico precoce e tratamento contínuo desta doença debilitadora.

Artigo publicado por Susana Gomes, Médica Dentista do Departamento de Cirurgia e Reabilitação Oral da White.