Peito mais protegido contra o cancro da mama

5 comportamentos que previnem a doença e que deve adotar urgentemente

Mas nem sempre é preciso ser tão radical. Nem todas as mulheres precisam de ir ao extremo de remover os peitos para se defender desta patologia. Tome, por isso, nota destes cinco gestos para prevenir o cancro da mama ou detetá-lo a tempo:

1. Auto-examine o peito uma vez por mês, cerca de dois dias depois da menstruação, em pé, à frente de um espelho ou deitada. E vá ao médico se notar algum alto ou alguma mudança de aspeto. Para saber como deve proceder, clique aqui.

2. Siga uma alimentação saudável e equilibrada, abundante em fruta, verduras e peixe. E privilegie o consumo de soja, rica em fitoestrogénios (versão vegetal das principais hormonas femininas), que ajuda a diminuir o risco.

3. Reduza as calorias que ingere. Há estudos que relacionam a ingestão calórica excessiva com níveis elevados de progesterona, uma hormona sexual feminina que, em níveis aumentados, estimula o desenvolvimento de cancro ao contribuir para a formação e estabilidade dos vasos sanguíneos formados junto às células tumorais.

4. Mexa-se! Faça exercício. Basta andar 30 minutos por dia para se defender da doença, asseguram vários especialistas internacionais.

5. Tem mais de 35 anos? Informe-se com o seu ginecologista acerca de exames de deteção precoce, nomeadamente mamografias e ecografias mamárias, entre outros exames.

artigo do parceiro:

Comentários