Peito a salvo

Comportamentos que ajudam a prevenir o cancro da mama (fotos)

O cancro da mama mata cerca de 1800 portuguesas por ano, um número preocupante mas que pode ser evitado se for diagnosticado precocemente. Tome nota dos gestos para prevenir o cancro da mama ou até mesmo
detetá-lo a tempo.

Auto-examine o peito uma vez por mês, cerca de dois dias depois da menstruação, em pé, à frente de um espelho ou deitada.

E vá ao médico se notar algum alto, mudança de aspeto... Siga também uma alimentação saudável e equilibrada, abundante em fruta, verduras e peixe. E privilegie o consumo de soja, rica em fitoestrogénios (versão vegetal das principais hormonas femininas), que ajuda a diminuir o risco.

Reduza as calorias que ingere. Esta é outra das recomendações dos especialistas. Há estudos que relacionam a ingestão calórica excessiva com níveis elevados de progesterona, uma hormona sexual feminina que, em níveis aumentados, estimula o desenvolvimento de cancro ao contribuir para a formação e estabilidade dos vasos sanguíneos formados junto às células tumorais.

Mexa-se! Faça exercício. Basta andar 30 minutos por dia. E tem mais de 35 anos? Informe-se com o seu ginecologista acerca de exames de deteção precoce, como é o caso das mamografias, das ecografias mamárias e de outros meios de diagnóstico complementares.

artigo do parceiro:

Comentários