Partnering for Cure: A importância do incentivo à investigação virológica

Hepatites B e C contribuem para 57% de casos de cirrose e 78% dos carcinomas hepatocelulares
As infeções virais crónicas contribuem substancialmente para algumas doenças crónicas e para a mortalidade prematura em todo o mundo.



Em dezembro de 2012, o Global Burden of Disease Study, um estudo sobre o aumento global da doença) registou 1 465 000 mortes causadas por VIH/SIDA e 1 445 000 mortes causadas por hepatite viral em 2010.



As infeções pelos vírus das hepatites B e C contribuem anualmente em cerca de 57% de casos de cirrose hepática e 78% de casos de carcinoma hepatocelular – cancro do fígado. Apesar dos avanços significativos registados na última década, ainda continuam a existir necessidades significativas não correspondidas e a oportunidade de cura, especialmente no VIH.



Tendo em conta a necessidade de melhorar as opções existentes nesta área, o Programa Partnering for Cure é uma iniciativa científica pioneira na Europa destinada a aumentar a investigação clínica na área da virologia e transformar os resultados clínicos dos doentes sob a direcção de um grupo internacional de peritos na área. O que o Partnering for Cure pretende é unir a comunidade médica e científica de forma a desenvolverem-se novas estratégias de combate às doenças víricas.



O Partnering for Cure pretende aumentar a investigação científica inovadora que poderá levar à cura de doenças víricas, o que pode significar a devolução da esperança a muitos doentes e familiares. A iniciativa pretende o investimento em projectos inovadores que estimulem médicos e cientistas em áreas onde por vezes se encontram obstáculos ao nível do financiamento.



As doenças víricas estão muitas das vezes associadas a decréscimos de qualidade de vida do doente e existe ainda trabalho a desenvolver para a potencial cura da maioria das doenças infecciosas crónicas, como VIH, VHB e VHC.



Este programa, no qual participam também vários especialistas portugueses, foi lançado por um grupo independente de especialistas em virologia com o objectivo de apoiar a investigação inovadora e proporcionar uma maior colaboração e partilha de conhecimentos entre a comunidade científica e a comunidade clínica no campo das doenças víricas, nomeadamente VIH, hepatite B (VHB) e hepatite C (VHC).



É essencial proporcionar apoio aos investigadores na área da virologia, bem como aos médicos e investigadores clínicos, permitindo um fórum de discussão sobre os avanços da investigação das doenças víricas com vista à cura, pois são estas acções que permitem a melhoria do tratamento de uma doença, ou mesmo a sua cura.



A iniciativa Partnering for Cure foi desenvolvida e orientada por um grupo independente europeu de especialistas em doenças víricas na Europa, incluindo



Alemanha, França, Suíça, Suécia, Bélgica, Itália, Espanha e Reino Unido, com o apoio da equipa de investigação e desenvolvimento da biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb.



Por Eugénio Teófilo, Médico Especialista em Medicina Interna
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários