Otite média

A inflamação do ouvido que afecta 50% das crianças com menos de 1 ano

A otite média é uma inflamação persistente da mucosa do ouvido médio. É uma das doenças mais comuns durante a infância, afectando sobretudo crianças até aos sete anos e podendo estar na origem de perda de audição.

De acordo com a otorrinolaringologista Luísa Monteiro, calcula-se que mais de 50% das crianças tenham, pelo menos, um episódio de otite média aguda até completarem um ano de idade.

Neste tipo de otite, o tímpano fica inflamado e pode inchar. Caso rebente, forma uma secreção líquida de sangue e pus. Caracteriza-se por uma dor de ouvidos intensa, que pode derivar de uma constipação ou gripe.

Causas

A otite média surge, normalmente, após gripes, constipações e infecções de garganta, já que os vírus e bactérias que infectam o nariz e a garganta atingem o ouvido médio através da trompa de Eustáquio.

Sintomas

A dor de ouvidos é o sintoma mais frequente, mas pode também manifestar-se por perda de audição temporária, febre, náuseas, vómitos e secreção de pus no ouvido.

Como prevenir

O agente infeccioso que provoca a otite com maior frequência é o streptococcus pneuminae. A vacina antipneumocócica conjugada, que não integra o Programa Nacional de Vacinação, diminui o número de casos de otite nas crianças.

Como tratar

O tratamento habitual é feito com analgésicos e, caso não passe nas 72 horas após o início dos sintomas, são prescritos antibióticos.

Quando a otite é muito frequente e o tímpano fica muito inflamado, o médico pode fazer uma miringotomia, que consiste numa pequena incisão no tímpano para permitir que o líquido saia do ouvido médio.


artigo do parceiro:

Comentários