Os sutiãs podem provocar cancro?

Os boatos de que usar sutiã provoca cancro da mama já apareceram há algum tempo. Mas serão verdadeiros?

O cancro da mama conhecida desde a antiguidade, muitos séculos antes de serem inventados dispositivos modernos de diagnóstico. Por outro lado, o sutiã é uma invenção muito moderna, com pouco mais de 1000 anos de idade. Luman L. Chapman juntou dois pequenos cestos ao corpete em 1863 e Marie Tucek registou a invenção como um suporte do peito em 1893.

O sutiã moderno foi criado por Mary Phelps Jacob, em 1913. Simplesmente decidiu atar dois pedaços de seda com um lacinho de fita e estava criado o antepassado da peça de roupa feminina mais usada.

Conhece os rumores?

O rumor de que usar sutiã provoca cancro da mama diz algo como: usar um sutiã durante 12 ou mais horas bloqueia o sistema linfático do peito e faz assim com que se acumulem substâncias prejudiciais no peito, o que provoca o cancro da mama. Mas deixem-nos explicar: «limpar» o peito desta forma não tem qualquer efeito real no desenvolvimento do cancro da mama porque, na realidade, este é causado pelas células cancerígenas.

Porém, é verdade que os sutiãs, especialmente se forem demasiado pequenos ou feitos com materiais sintéticos, irritam a pele e provocam hematomas e inflamações. O peito grande pode também provocar dores nas costas e no pescoço, por isso é quase necessário usar um sutiã de qualidade que proporcione o apoio adequado. Os sutiãs são também obrigatórios na prática desportiva porque impedem que o peito salte de forma descontrolada.

As posições das sociedades médicas

A American Cancer Society afirma que os sutiãs não contribuem para o desenvolvimento do cancro da mama. Todavia, as estatísticas mostram que o cancro da mama ocorre menos frequentemente em mulheres que não usam sutiã. Estas mulheres são habitualmente magras e têm peito pequeno.

Por outro lado, as mulheres com peito relativamente grande ou pelo menos de tamanho médio, bem como aquelas que são um pouco mais pesadas, normalmente têm que usar sutiã para apoio suplementar. Em qualquer dos casos, a maior quantidade de tecido mamário e excesso de peso são possíveis factores para o desenvolvimento mais frequente do cancro da mama.

O National Cancer Institute nos Estados Unidos concorda que usar sutiã não está directamente ligado ao desenvolvimento do cancro da mama. São factores mais plausíveis e comprovados os genes, o consumo de álcool e de tabaco, bem como um estilo de vida pouco saudável e o excesso de peso.

Todas estes factores contribuem para um nível de estrogénio mais elevado no corpo, o que aumenta a probabilidade de desenvolvimento de cancro da mama. Mas ainda assim pode decidir deixar de usar sutiã se isso a faz sentir melhor.

Texto: K. Z.

Foto: Photoxpress

artigo do parceiro:

Comentários