Os sapatos são considerados a paixão de muitas mulheres, mas podem causar estragos na estrutura do nosso corpo. Por isso é sempre complicado comprarmos um sapato que seja confortável e elegante ao mesmo tempo, mas ainda há esperança! As lojas especializadas oferecem cada vez mais novidades, como as palmilhas ultrafinas, para sandálias e sapatos abertos, que evitam aquele desconforto de ter o pé sempre a escorregar.

Mas antes de pensar nos sapatos de sonho deve saber quais os tipos de sapatos que deve evitar:

1. Quando vai comprar o sapato não acredite que ele vá ceder, deve comprar exactamente o seu tamanho e sentir-se confortável na altura que experimenta. A melhor hora é ao fim do dia, quando o pé está um pouco mais inchado.

2. Escolha o tamanho do salto de acordo com o ritmo de ocasião, se for andar muito não aposte em saltos altos e finos.

3. Plataformas gigantes, fivelas e correntes não fazem bem à circulação do sangue.

4. Deve evitar saltos muito altos e optar por saltos de cunha e de plataforma baixa.

As razões pelas quais deve evitar saltos muito altos são as seguintes:

1. A postura e o equilíbrio do corpo são prejudicados com o uso de saltos altos.

2. As bolhas muitas vezes deixam os pés feios e com dores, as costuras e o tamanho inadequado são algumas das causas.

3. Usados por várias horas, os saltos podem provocar um encurtamento do tendão calcâneo (tendão de aquiles).

4. A dor pode durar várias horas ou vários dias, pois os pés e tornozelos ficam com disfunções devido à sobrecarga, as costas também sofrem devido à postura e os joelhos podem ficar com desvios na rótula.

5. Os joanetes além de deformarem o pé causam dores horriveis. Os modelos bicudos não oferecem qualquer conforto e ainda podem agravar o joanete.

Uma grande ajuda são as palminhas e os cremes que são vendidos em quase todas as farmácias e aliviam o cansaço e a dor nos pés.

Para não ter problemas nem agora nem no futuro o calçado ideal deve ser confortável e estar bem adaptado ao pé e ter dimensões adequadas em comprimento, largura e altura. Deve ter uma sola que permita a absorção de cargas e condicione um bom apoio do pé. O salto deve ter uma base larga e, de preferência, altura não superior a 4 centímetros.