Se evitarmos alguns alimentos, meditarmos e usufruirmos  dos benefícios das massagens, caminharemos para um distanciamento da conhecida colite.

Este síndrome é caracterizado por um desconforto abdominal recorrente e função intestinal alterada. Em muitos casos o desconforto inicia-se após a refeição e desaparece após a evacuação. Dentre os sintomas estão: cólicas, náuseas, distensão abdominal, gases, obstipação, diarreia e uma sensação de evacuação incompleta.

Não existe qualquer dúvida de que a agitação mental, as emoções tóxicas e os efeitos das situações de tensão desempenham um papel determinante na origem e na intensificação deste síndrome e de outros problemas do aparelho digestivo.

É necessário um entendimento da natureza integrada do corpo humano, ou seja, uma identificação das relações existentes entre os neurotransmissores localizados no cérebro e em toda a fisiologia, e que influenciam cada um dos nossos pensamentos, sentimentos e funções corporais.

Desde a Antiguidade que se sabe que a saúde perfeita só é possível através do equilíbrio perfeito. A fim de evitar qualquer distúrbio, a fisiologia precisa ter a sua natureza equilibrada, e para que qualquer distúrbio possa ser tratado, precisamos corrigir primeiro o desequilíbrio subjacente que o causou.

Assim, evitar alguns alimentos e massajar corpo e mente (meditar), serão fundamentais neste processo de alivio de alguns sintomas e efetiva eliminação de outros.

Alimentos a evitar

-   fritos molhos, natas, leite;
-   café, chá preto e refrigerantes com cafeína;
-   açúcar, doces, bolachas, biscoitos;
-   bebidas alcoólicas.

Meditação com base na respiração

-    Sentar calmamente no chão ou numa cadeira de costas direitas, fechando os olhos;
-    Começar simplesmente por expirar e inspirar e gradualmente ir concentrando a sua consciência no processo da respiração, sem tentar controlar ou influenciar o processo.
-    Se a respiração acelerar  ou dimuinuir, deverá apenas observar-se, assim como se tender a desviar atenção da respiração.
-    A meditação deverá decorrer, diariamente , idealmente, de manhã e à noite, 15 a 30 minutos, abrindo posteriormente os olhos lentamente e retomando atividades habituais.

Massagem terapêutica

Beber um copo de água morna logo depois de acordar, pode estimular delicadamente a evacuação. Com o tempo o processo tornar-se- á regular.

Seguidamente à evacuação, sera importante fazer uma massagem com óleo, acalmanado assim os dois sistemas dominantes do corpo, ou seja, o sistema nervoso central e o sistema endócrino.
A massagem rejuvenesce a pele, tonifica os músculos, elimina as impurezas e promove a juventude.

Esta é também uma boa técnica para começar o dia de forma relaxada, tanto fisica quanto mentalmente.
Massajar o abdomen com  oleo morno  e tomar um banho pouco tempo depois, deixará o intestino menos irritável ao longo do dia.

Estas recomendações podem causar uma grande diferença no metabolismo e na eliminação. Como a digestão é mais forte no meio do dia, os alimentos serão convertidos em energia de uma forma mais eficaz e o corpo sentirá mais conforto durante os últimos estádios da digestão.
Ao relaxar a mente, também as emoções serão controladas e consequente todo o corpo descontrái.

Por Vera Bilé, Terapeuta na Brahmi Wellness