Chama-se varicocelo à dilatação das veias do testículo. Geralmente surge nos rapazes em início de puberdade, estimando-se que cerca de 15 por cento dos homens com mais de 15 anos tenham algum grau de varicocelo. Na maioria dos casos, não provoca qualquer problema, mas pode afetar a fertilidade. Estima-se que 30 a 40 por cento dos homens inférteis sofram de varicocele. «Raramente causa dores ou desconforto, geralmente só sentidas depois de períodos prolongados em pé ou depois de marchas prolongadas», explica Nuno Monteiro Pereira, médico urologista e diretor da Clínica do Homem e da Mulher.

Este problema «afeta principalmente o testículo esquerdo, uma vez que, nesse lado, a veia espermática é mais comprida e entra na veia renal esquerda, que tem elevadas pressões no seu interior», esclarece ainda o especialista. No entanto, quando existem sintomas de desconforto provocados pelo varicocelo, é recomendável o uso de slips de algodão, de cores claras e justos, mas não apertados.

A cirurgia tem lugar nos raros casos em que a dor testicular é intensa e persistente ou quando existem poucos espermatozoides. «É feita em regime ambulatório ou com internamento de apenas uma noite. Usa-se anestesia geral, raquidiana ou local. A cicatriz operatória fica na parte lateral do abdómen», afirma o médico, que assegura ainda que a contagem espermática melhora em cerca de 80 por cento dos homens inférteis que são operados.