O seu familiar sofre de incontinência urinária?

Dicas para o ajudar e confortar

A forma como se cuida de alguém com incontinência depende do nível de mobilidade física e do estado mental da pessoa. No entanto, a higiene pessoal é sempre uma parte fundamental do contacto e da comunicação com essa pessoa.

De facto, os cuidados de higiene são extremamente importantes e significativos no quotidiano de alguém com incontinência urinária, pelo que o facto de o seu familiar ou amigo não conseguir realizá-los sozinho pode levar a momentos de frustração.

A sua atenção, cuidado, paciência, apoio e respeito durante a realização destas rotinas são, por isso, essenciais. Coloque-se sempre no lugar dele e pergunte-se como gostaria que o procedimento fosse feito consigo. Estará, assim, a prestar o melhor cuidado que pode.

Como dar conforto

Para aprender a conhecer e a respeitar os hábitos do seu familiar, siga as seguintes indicações:

1.Avalie a capacidade do seu ente querido para colaborar e mantenha os seus hábitos de higiene tanto quanto possível (uso de desodorizantes, loções pessoais, etc.).

2.Informe-o sobre aquilo que está a fazer ou que pretende fazer. Desta forma, assegura-se de que ele estará preparado.

3.Lave bem as mãos e use luvas limpas para garantir o cumprimento das regras de higiene.

4.Respeite a privacidade e a dignidade do utente (feche a porta e exponha apenas as partes do corpo que precisem de limpeza).

5.Não faça interrupções desnecessárias.

6.Garanta a segurança, a privacidade e o conforto.

7.Ofereça a ajuda necessária e ensine. Incite o seu ente querido a tomar parte activa ao realizar a higiene pessoal.

Comentários