O que pode causar sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária não é uma doença, mas uma condição que se desenvolve ao longo do tempo, relacionada com o desgaste do esmalte e a retração gengival. Quando o tecido gengival fica inflamado e vulnerável, aumenta a sensibilidade dentária, uma vez que a maior parte da superfície da raiz do dente fica exposta. Escovar os dentes com demasiada frequência, agressividade ou com uma escova inadequada e demasiado dura pode também precipitar o desgaste do esmalte dentário e aumentar a exposição da dentina. Além disso, ranger os dentes desgasta igualmente o esmalte dentário.

Incidência da sensibilidade dentária

Estima-se que aproximadamente dois em cada cinco adultos (42%) na Europa sofram de sensibilidade dentária, segundo os dados mais recentes do ESCARCEL, o maior estudo epidemiológico sobre lesões cervicais não cariosas.

Contudo, apenas 6% da população usa uma pasta dentífrica específica para combater a sensibilidade dentária, sofrendo de situações de desconforto que reduzem a sua qualidade de vida.

Inovação contra a sensibilidade dentária

Em 2011, surgiu em Portugal um novo dentífrico medicalizado que deu início a uma revolução tecnológica no tratamento da sensibilidade dentária.

Sensodyne, especialista em sensibilidade dentária, introduziu a Novamin, uma tecnologia avançada apenas presente na gama dentífrica Repair & Protect. Esta fórmula única patenteada alia fosfato e cálcio, dois elementos naturais do dente que promovem a formação de uma camada sólida sobre a dentina exposta, e dentro dos túbulos dentinários onde estão as extremidades nervosas que conduzem a dor ao cérebro. A sua utilização regular, diminui paulatinamente a sensibilidade dentária.

As pastas de dentes Sensodyne Repair & Protect, quer a versão Original quer a versão Branqueadora, ajudam a reparar e a proteger as áreas sensíveis do dente de forma contínua, ao localizarem e repararem as zonas vulneráveis que dão origem a pontadas de dor ocasionais.

Reparação reforçada

Em 2016, Sensodyne deu ainda mais um passo importante no alívio da dor da sensibilidade dentária.

À tecnologia NovaMin, Sensodyne adicionou fluoreto de sódio, cujas propriedades, amplamente reconhecidas pela ciência, inibem a desmineralização dos dentes, tornando-os menos suscetíveis a cáries.

O fluoreto de sódio forma uma camada reparadora mais dura sobre as zonas vulneráveis dos dentes sensíveis, permitindo uma melhor captação de flúor pelo esmalte dentário. Com isto, o dente torna-se ainda mais resistente.

A utilização da pasta dentífrica Sensodyne Repair & Protect, com tecnologia NovaMin, aumentava em 50% a microdureza da dentina relativamente a uma pasta dentífrica regular, diminuindo a sensibilidade dentária. A fórmula agora melhorada, com a adição de fluoreto de sódio, fortalece ainda mais o esmalte dentário, fornecendo uma dureza 10% superior à fórmula anterior.

A nova Sensodyne Repair & Protect torna os dentes mais resistentes às agressões diárias e promove uma reparação reforçada e um alívio a longo prazo da sensibilidade dentária, permitindo desfrutar dos alimentos frios ou quentes com tranquilidade e sem dor.

Como tratar a sensibilidade dentária?

Faça uma correta higiene oral. Escove os dentes adequadamente e utilize fio ou fita dentária, para prevenir a acumulação de restos de comida que podem dar origem a cáries dentárias ou a doença periodontal, que pode provocar retração gengival.

Use diariamente uma pasta dentífrica especializada no alívio da dor provocada pela sensibilidade dentária.

Não escove os dentes de forma agressiva ou com maior frequência que a recomendada pelo seu dentista e use sempre uma escova de dentes macia e indicada para dentes sensíveis.

Use produtos com flúor, nomeadamente dentífricos e elixires para fortalecer o esmalte dentário.

Evite alimentos ácidos, como os frutos cítricos, sumos de fruta, vinho, vinagrete e refrigerantes, pois podem desgastar o esmalte dentário.

Por fim evite ranger os dentes ou cerrá-los durante o dia. Se necessário, fale com o seu dentista sobre a goteira bucal para utilização durante o sono.

Consulte periodicamente o seu dentista.

Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização dos dispositivos médicos. Precauções especiais: só para uso oral. Não recomendado para crianças com 12 anos ou menos, salvo recomendação do dentista. Se ocorrer irritação, descontinue o uso da pasta.