O protetor solar perfeito

Os principais fatores a ter em conta antes de adquirir uma nova embalagem

É indicado para o seu tipo de pele, oferece a proteção de que necessita e é fácil de aplicar. Identifique o produto certo para si.

Em primeiro lugar, o protetor solar deve adaptar-se ao seu tipo de pele.

A maioria dos protetores solares contêm filtros químicos e são indicados para a pele normal.

Devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição, o tempo que demoram a começar a fazer efeito. Se sofre de alergia ou sensibilidade ao sol, opte por uma fórmula com filtros minerais (físicos), indicado na embalagem. Este é também o tipo de filtro recomendado para crianças.

A maior parte das pessoas não precisa de um protetor solar específico para o rosto pelo que deve escolher uma fórmula para todo o corpo. Só se justifica utilizar um protetor de rosto quando a pele é oleosa e precisa de uma fórmula «não comedogénica» (oil free) ou quando necessita de um fator de proteção para a face superior ao do corpo, por exemplo, após uma intervenção cirúrgica.

A descodificação das indicações que constam do rótulo

3 aspetos a ter em consideração:

- Tem um FPS igual ou superior a 30
Independentemente do seu tom de pele, o FPS mínimo que deve usar é o 30. Se a sua pele é clara utilize o FPS máximo, 50+. Reaplique o produto de duas em duas horas e após o banho, mesmo que a fórmula indique ser resistente à água. Nenhum filtro solar resiste após dez minutos de imersão.

- Tem proteção anti-UVA
Hoje em dia, a maioria das fórmulas já protege contra os raios UVA para além dos UVB. No entanto, a legislação europeia obriga a que a proteção UVA corresponda a, pelo menos, 1/3 do FPS (anti-UVB) indicado na embalagem. A utilização de um círculo à volta da sigla UVA indica que está de acordo com essa recomendação.

- Está dentro do prazo de validade
O número no pictograma que vai encontrar na embalagem indica durante quantos meses o produto se mantém ativo depois de aberto, geralmente, entre nove a 12 meses. Não use o protetor solar que sobrou do ano passado, pois o risco de estar a aplicar um filtro solar que já não tem as suas características iniciais, sem que isso provoque alterações visíveis no produto, é elevado.

Outros fatores a ter em conta no momento da compra:

- Aplicação
Escolha uma embalagem que permita uma aplicação prática e uma textura fácil de espalhar de forma a garantir uma proteção efetiva e uniforme.

- Fator de proteção solar
OFPS é o índice de proteção contra os raios UVB (6, 10, 15, 25, 30, 50 ou 50+). Se tem a pele clara use FPS 50+, se é morena pode aplicar um FPS30.

- Tipos de pele
A maioria dos protetores contém filtros químicos indicados para a pele normal. Prazo de validade Na embalagem encontrará, provavelmente no verso do produto, um pictograma ou número que indica os meses que o protetor se mantém ativo depois de aberto.

Texto: Vanda Oliveira com Manuela Cochito (dermatologista)

artigo do parceiro:

Comentários